Lembra da Doris, a simpática andróide criada pela equipe de Robótica da Universidade do Rio Grande (Furg), em parceria com a UFSM , que apresentei aqui na coluna na última semana? Pois ela viajou para a Tailândia com seus criadores e conquistou o terceiro lugar na categoria @Home da RoboCup 2022 - a Copa do Mundo do segmento, em Bangkok. Uma das tarefas que Doris teve de executar foi recolher o lixo de uma residência, e ela se deu bem.
— A felicidade é gigante, não imaginávamos que teríamos a oportunidade de participar de um mundial de robótica na categoria de robô doméstico. Queríamos muito ter essa experiência para alavancar o nível da equipe, mas não passava pela nossa cabeça estar no pódio — conta Jardel Dyonisio, um dos pais da robô.
Doris tem um rosto arredondado, com grandes olhos brilhantes. Mede 1m60cm, pesa 58 quilos, é capaz de expressar sentimentos e de executar tarefas com um braço mecânico. Seu nome é o acrônimo de “Domestic Robotic Intelligent System”.
Ela enxerga através de sensores e câmeras, possui um complexo sistema de movimentação, navegação e orientação que a torna capaz de se deslocar pelos ambientes, além de ver e reconhecer objetos em tempo real. Para melhorar a interação com as pessoas, ela foi dotada de um banco de dados com perguntas pessoais como, por exemplo, “qual seu filme favorito?” ou “qual a pessoa mais importante para você”, o que lhe dá uma “personalidade” amigável - tanto quanto o rosto expressivo, com movimentos de olhos e sobrancelhas. A pequena notável é capaz, também, de fazer pesquisas online no Google.
O grupo que representou a equipe gaúcha na Tailândia teve, além de Dyonisio, os alunos Pedro Corçaque, João Francisco Lemos, da Engenharia da Automação, e o engenheiro de computação Igor Maurell.
Inovação na veia
O time do RS foi o primeiro fora do Estado de São Paulo a se classificar (e agora a ficar entre os três melhores) para o torneio mundial na classe @Home, o que anima não apenas alunos e professores, mas todo o setor da indústria tecnológica no RS - em especial em Rio Grande, onde a gestão do prefeito Fábio Branco acabou de aprovar a Lei da Inovação do município.