No dia 23 de julho, a praça Dom Sebastião, sobre o Túnel da Conceição, em Porto Alegre, será palco de uma aula aberta, às 14h, sobre a obra Homens e Touros, do mestre Xico Stockinger, falecido em 2009.
Após anos de degradação, as quatro placas de aço que compõem a escultura finalmente estão sendo revitalizadas, com projeto da restauradora Verônica Di Benedetti e patrocínio da Unimed RS.
Para aproximar a população da arte de Stockinger, a aula pública abordará a história do monumento, que completa 50 anos em 2022, os motivos da degradação e as formas de manutenção e restauro.
— Essa é uma ação de educação patrimonial e parte do princípio de que você não cuida do que acredita que não lhe pertence. E essa sensação de pertencimento vem através do conhecimento: as pessoas começam a entender como a obra foi concebida, por que foi concebida, em que momento, quem é o artista. A partir desse vínculo, sentem que a cidade lhes pertence, aquela obra lhes pertence também — explica Verônica.
Na avaliação do presidente da Unimed Federação RS, Nilson Luiz May, o restauro deixará como legado a Porto Alegre, nos seus 250 anos, "um monumento símbolo da cidade, de autoria de um dos artistas mais brilhantes do Estado".
A revitalização está sendo financiada com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Pró-cultura RS).
A obra
Encomendada pela prefeitura de Porto Alegre para dar sentido à estrutura de concreto que funciona como “respiradouro” do Túnel da Conceição, a obra tem quatro placas de aço, onde estão representados perfis de figuras humanas e animais vazados. Os painéis foram inaugurados em setembro de 1972 e, de lá para cá, já passaram por outros restauros. Da última vez, em 2015, a prefeitura da Capital recuperou a praça e limpou as esculturas.
Atualmente, a obra apresenta problemas de conservação, principalmente pela forte oxidação das placas de aço devido à remoção da pintura protetiva na intervenção anterior. Ao mesmo tempo, tanto a caixa de concreto quanto as placas metálicas apresentam grande quantidade de pichações. Alguns pinos de fixação da chapa de aço na caixa de concreto também se encontram corroídos.
O projeto
Para a retirada da oxidação existente, todas as chapas deverão ser limpas com jatos de granalha de aço. Imediatamente após a finalização da limpeza, as chapas deverão ser tratadas com produto anticorrosivo e pintadas com tinta protetiva, para impedir o início de novo processo de corrosão. Toda a superfície da caixa de concreto deverá ser limpa e pintada com tinta acrílica cor cinza concreto. Os parafusos metálicos que estão corroídos serão substituídos. Uma placa indicativa com as informações da obra será instalada.