São 120 obras e mais de sete séculos de história, do ano de 1280 até os dias atuais, de Rafael, Botticelli e Da Vinci a todos os mestres virtuosos que a humanidade foi capaz de gerar. Com diferentes tamanhos, espalhados pelas paredes e até no teto (como a Capela Sistina, no Vaticano), os quadros impressionam: são cópias fiéis dos originais, reproduzidas em tecido (canvas) e emolduradas com apuro. E estão todas aqui no RS, em plena Cidade Baixa, o bairro boêmio da capital gaúcha.
Fundada no auge da pandemia, em meados de 2020, a Galeria Pró-Arte nasceu de uma inquietação. Apaixonado pelo universo artístico e estudioso do tema, o advogado e médico veterinário aposentado Joanes Rosa, 69 anos, queria popularizar o acesso às grandes pinturas. A ideia era tornar o mundo das artes menos elitista e excludente.
— Comecei pendurando quadros em casa, até que as paredes ficaram pequenas. Então, pensei: tenho de dividir isso com as pessoas, em especial a quem não tem condições de viajar e de ir a museus — recorda.
Em visita a Paris, em 2019, ele contou o plano a uma das filhas, a advogada Luísa Freitas Rael da Rosa, 30 anos, que decidiu ajudar. Juntos, eles transformaram o sonho em realidade: alugaram um imóvel (antes usado por uma estofaria), reformaram o local, instalaram iluminação especial e dispuseram as obras - a maioria, em ordem cronológica.
Lá estão, por exemplo, Mona Lisa, de Da Vinci, com seu olhar enigmático e suas 18 camadas de tinta, e O Nascimento de Vênus, belíssima criação de Sandro Botticelli. É um espetáculo para os olhos, mesmo de quem nunca teve contato com os trabalhos e pouco entende do assunto.
Desde então, superados os sobressaltos pandêmicos, o espaço recebeu cerca de 500 pessoas em visitas guiadas, três centenas de estudantes da Capital e outros 200 inscritos em cursos de curta duração.
Os visitantes são levados por Rosa a um passeio pelas principais salas de exibição do mundo, de Florença a Amsterdam, de forma leve e descontraída, como tem de ser. Tudo isso, sem tirar os pés de Porto Alegre.
A Galeria Pró-Arte
Fica na Rua João Alfredo, nº 698, bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Para mais informações sobre visitas e cursos (o próximo é dia 30 de julho), acesse o perfil @galeriaproarte no Instagram ou envie mensagem de WhatsApp para (51) 99982-4271. Além de conhecer as 120 obras em exposição, é possível acessar uma biblioteca com 150 volumes sobre história da arte. Ah, e tem mais: nos fundos da galeria, há uma surpresa para os amantes de Paris.
A Escola de Atenas
De todas as telas em exibição na Galeria Pró-Arte, Escola de Atenas é a preferida de Joanes Rosa, idealizador do espaço. Trata-se de uma das obras-primas do pintor italiano Rafael Sanzio, ícone da arte renascentista, e representa a Academia de Atenas, na Grécia Antiga. Foi pintada por volta de 1510, por encomenda de um papa, e simboliza a filosofia.
Na foto acima, Rosa aponta o centro da pintura, onde estão, veja só, dois ícones do pensamento ocidental: Platão, de vermelho, com o dedo em riste, e Aristóteles, de azul. A obra ocupa uma parede inteira na Stanza della Segnatura, no Vaticano.