Pela primeira vez em 72 anos de história, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se apresentou com formação completa no Teatro Colón, em Buenos Aires, um dos mais tradicionais da América do Sul.
Sob a regência do maestro Evandro Matté, que também é diretor artístico da instituição, os músicos executaram, no último domingo (10), um belo repertório para os porteños - incluindo uma obra contemporânea do compositor Arthur Barbosa, um clássico de Heitor Villa-Lobos e uma das maiores criações de Sergei Rachmaninoff, com solo do pianista Fabio Martino. Não só foram aplaudidos de pé, como teve pedido de bis.
— Foi perfeito. A orquestra esteve impecável, e o solista foi maravilhoso. Nunca tínhamos nos apresentado no Teatro Colón, então havia uma grande expectativa da nossa parte. O local tem 2,8 mil lugares e recebeu cerca de 2 mil pessoas, em plena crise econômica na Argentina. Foi um momento muito especial para nós, em uma fase igualmente especial da orquestra — diz Matté.
Para quem quiser espiar, a apresentação está disponível no canal da Ospa no YouTube.
Próximo destino
Em breve, a Ospa viaja de novo. Dessa vez, para a capital paulista. Está prevista para 14 de agosto uma apresentação na Sala São Paulo. Impossível não se orgulhar da nossa orquestra.