Vencedor de uma das categorias mais concorridas do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), o projeto Pro_Move Lajeado participa da primeira imersão internacional liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) desde o início da pandemia. O grupo embarca nesta sexta-feira (10) para Israel, onde visitará, entre os dias 12 e 16, o que há de mais moderno na área da inovação no mundo.
A comitiva terá cerca de 40 pessoas, entre elas 11 vencedores do PNI.
Nas cidades de Tel Aviv, Rehovot, Haifa e Jerusalém, os participantes terão contato com pesquisadores, visitarão universidades e conhecerão empresas de alta tecnologia. Israel, segundo a CNI, é país o que mais investe em pesquisa e desenvolvimento (4,93% do PIB, o correspondente ao dobro da média dos países que compõem a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE). Para efeito de comparação, o Brasil investe apenas 1,17%. O país do Oriente Médio tem a maior concentração per capita de startups do mundo: uma a cada 400 pessoas. Estima-se que, a cada ano, 1,4 mil startups nasçam por lá.
— A intenção das imersões que organizamos é promover a interação de empresários, executivos, acadêmicos e representantes do poder público com atores estratégicos dos principais ecossistemas de inovação do mundo — afirma a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio.
O que é o Pro_Move
O projeto é composto por quatro grupos de trabalho, com eixos temáticos relacionados à vocação do município nas áreas de saúde, varejo, alimentos e da chamada "TIC+TA" (tecnologias de informação e comunicação e de automação). Cada grupo conta com cerca de 20 membros voluntários, que representam poder público, empresários, universidade e sociedade civil organizada.
Na prática, os coletivos se reúnem para pensar e propor ações para solucionar problemas, liberar gargalos e promover o desenvolvimento regional. O grupo de Saúde, por exemplo, foi um dos mobilizadores do Testa Lajeado - programa organizado pela prefeitura e Univates, que envolveu ampla testagem da população para avaliar a prevalência do coronavírus no município, no auge da pandemia.