No próximo domingo (12), a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) promove mais uma edição do Iom Mitzvah (Dia do Dever), com o objetivo de reforçar a Campanha do Agasalho em Porto Alegre. Neste ano, a meta é superar as 45 mil doações de 2021 e ultrapassar a marca de 60 mil peças, que serão destinadas a quem precisa pela prefeitura da Capital.
Ao todo, cinco caminhões percorrerão bairros da cidade para captar donativos. Haverá ainda três pontos fixos de coleta (veja os detalhes mais abaixo). Cerca de 200 voluntários estarão a postos.
Segundo o coordenador do Iom Mitzvah, Pablo Watenberg, o evento representa cerca de 40% da campanha realizada na Capital. Ele ressalta que a atividade é, também, uma forma de incentivar a compaixão e a empatia entre as pessoas:
— Estamos falando de uma ação nobre, que aquece ainda mais o coração por estarmos fazendo o bem. O Iom Mitzvah nasceu com esse objetivo e precisamos levá-lo adiante. Nosso ato é um agradecimento a Porto Alegre por acolher a comunidade judaica. É uma forma, além disso, de mostrar a nossa força em uma época de frio extremo.
De acordo com Sebastian Watenberg, presidente da Firs, o Iom Mitzvah é promovido desde 2012 e mobiliza, a cada ano, pessoas de todas as idades.
— Já arrecadamos nestes 10 anos de campanha mais de 350 mil peças e, nos últimos anos, fomos responsáveis por aproximadamente um terço das doações da campanha do agasalho de Porto Alegre. Isso é motivo de muito orgulho para a nossa comunidade — destaca o presidente.
Como doar
No dia da ação, haverá cinco caminhões rodando pela Capital para arrecadar os itens, além de três pontos de drive-thru para doação: o colégio Israelita, a praça da Encol e o Bom Fim (Rua Felipe Camarão, nº 487).
Não esqueça: é importante que os itens doados estejam limpos, organizados e em bom estado de conservação. As peças de maior carência, além dos agasalhos, são toalhas, roupas de cama, calçados infantis e meias.
Confira a rota onde cada caminhão irá passar
- Bom Fim e Santa Cecília
- Cidade Baixa e Centro (parte mais residencial)
- Jardim Botânico e Petrópolis
- Santana, Azenha e Menino Deus
- Rio Branco, Moinhos de Vento, Auxiliadora e Mont'Serrat