A comunidade de Lajeado, no Vale do Taquari, acordou com motivos para se orgulhar nesta quarta-feira (9): na noite de terça, em São Paulo, uma iniciativa da região venceu o Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Criado em 2019, o projeto Pro_move Lajeado conquistou o primeiro lugar na categoria Ecossistemas de inovação em desenvolvimento, superando iniciativas de Natal (RN) e Macaé (RJ).
O troféu foi entregue ao prefeito do município, Marcelo Caumo, à secretária-adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e professora da Univates, Simone Stülp, e ao presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), Ney Lazzari.
Transmitida ao vivo pelo canal da CNI no YouTube, a cerimônia foi acompanhada à distância na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL), com direito a gritos e aplausos.
— Foi muito emocionante. Estávamos em cerca de 60 pessoas na ACIL. Essa premiação é algo que nos deixa muito felizes e orgulhosos, porque tem repercussão nacional e alça Lajeado a uma nova posição no mapa da inovação no Brasil. Além de tudo, é uma vitória coletiva — celebra Albano Mayer, consultor na área e articulador do Pro_move.
O projeto é composto por quatro grupos de trabalho, com eixos temáticos relacionados à vocação do município nas áreas de saúde, varejo, alimentos e da chamada "TIC+TA" (tecnologias de informação e comunicação e de automação). Cada grupo conta com cerca de 20 membros voluntários, que representam poder público, empresários, universidade e sociedade civil organizada.
Na prática, os coletivos se reúnem para pensar e propor ações para solucionar problemas, liberar gargalos e promover o desenvolvimento regional. O grupo de Saúde, por exemplo, foi um dos mobilizadores do Testa Lajeado - programa organizado pela prefeitura e Univates, que envolveu ampla testagem da população para avaliar a prevalência do coronavírus no município, no auge da pandemia.