Professora dos cursos de Biomedicina e de Farmácia da Ulbra, em Canoas, Allyne Cristina Grando será homenageada como Biomédica do Ano pelo Conselho Federal de Biomedicina.
Especialista em Análises Clínicas e mestre em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde, ela foi indicada à premiação pelo conselho regional da categoria no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
A indicação decorre da atuação de Allyne nas áreas de docência e pesquisa - em especial, pelos estudos envolvendo testes rápidos para doenças como HIV, sífilis, hepatite C e B e, mais recentemente, covid-19.
— Fiquei muito feliz ao saber da homenagem, principalmente porque estamos levando o trabalho dos nossos formandos (que participam das pesquisas) para a literatura nacional, por meio de artigos com informações úteis para as pessoas — destaca Allyne.
A pesquisadora receberá a distinção durante o Congresso Brasileiro e Internacional de Biomedicina, que ocorre entre os dias 15 e 18 de junho, em Goiânia (GO). Na última semana, ela já havia sido homenageada pela direção da Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), mantenedora da Ulbra.