Desde que as hamburguerias gourmet conquistaram paladares e mentes no Rio Grande do Sul, a empresária Carla Tellini, à frente do Grupo Press (com 20 anos de história e 14 operações em Porto Alegre, entre cafés, bares e restaurantes), botou na cabeça que o xis - isso mesmo, aquele prensadão "raiz", como só os gaúchos sabem fazer - não merecia ficar relegado ao segundo plano.
— Bati o pé e disse: vou abrir um xis na Padre Chagas (zona nobre da Capital) e mostrar que o prato não só supera o hambúrguer, como é um baita negócio. Xis salada, calabresa, coração... Quer coisa melhor? — diz a empresária.
Foi assim que surgiu, em 2017, o restaurante Ô Xiss, que privilegia ingredientes frescos (inclusive milho e ervilha, que não são enlatados) e pão feito em casa, fresco e levemente adocicado. Deu tão certo, que, em 2021, Carla abriu uma filial no Cais Embarcadero, às margens do Guaíba, e, agora, está dando um novo passo: chegou ao shopping.
Desde o início da semana, o empreendimento está operando no Iguatemi, em Porto Alegre, e, no mês que vem, marcará presença no BarraShoppingSul, também na Capital. Para o segundo semestre, está prevista a abertura de mais um espaço dedicado à iguaria, em Gramado, na Serra.
Quero saber
Vou lançar uma polêmica aqui. O que é melhor: hambúrguer ou xis?