Depois do estrago causado pela pandemia, a educação precisa, mais do que nunca, ser um tema prioritário entre nós - e tem muita coisa interessante rolando no RS. A partir de hoje, vou destacar algumas iniciativas legais em andamento, começando por Esteio. O município da Região Metropolitana acaba de iniciar um projeto de ensino bilíngue em todas as escolas da rede municipal de Educação Infantil.
É isso mesmo: a prefeitura vai introduzir a língua inglesa no cotidiano de 1,6 mil crianças de zero a cinco anos, em 117 turmas, até o fim do ano. Isso significa que ao menos 20% da carga horária terá de contemplar o segundo idioma no dia a dia da gurizada. A ideia vem sendo amadurecida desde o início de 2020.
Em janeiro daquele ano, em parceria com a Feevale e a Universidade finlandesa de Hamk, a gestão municipal levou 15 professores à Finlândia para conhecerem de perto a realidade do país (uma referência mundial em educação).
— Voltamos convictos de que a gente precisava avançar no ensino de língua estrangeira. Lá, as crianças já falam inglês desde muito pequenas. Na nossa rede, tínhamos a disciplina do 6º ao 9º ano. Ampliamos até o 1º ano do Ensino Fundamental e agora estamos indo além — conta o prefeito Leonardo Pascoal.
Ainda em 2020, como projeto-piloto, Esteio inaugurou o primeiro colégio municipal infantil 100% bilíngue. Desde então, a Escola Parque do Sabiá, com 139 alunos, aplica a modalidade na prática (foto).
Agora, com apoio de uma empresa especializada, está em curso um trabalho de preparo dos demais estabelecimentos da rede (10 ao todo), com foco na formação de professores. A prefeitura também está pagando 50% da mensalidade de cursos de línguas para docentes interessados. A ideia é que, desde cedo, as crianças se familiarizem com a sonoridade do inglês e que cheguem ao 9º ano com uma boa fluência na língua.