Já imaginou poder trabalhar de dentro de um clube, com a possibilidade de dar um mergulho na piscina, entre uma tarefa e outra? Desde a semana passada, os funcionários da Gruppen, empresa gaúcha especializada em tecnologia e segurança da informação, estão vivendo essa experiência graças a um convênio inédito firmado com a Sogipa, em Porto Alegre.
A iniciativa partiu do empresário Felipe Jacobs (foto abaixo), diante do desafio de reter talentos da área de TI, um dos ramos mais demandados e carentes de profissionais no Brasil. Jacobs já havia adotado o teletrabalho em 100% do negócio em 2020 e flexibilizado jornadas e horários de expediente - inclusive com a adoção da semana de quatro dias e a criação de um programa de descanso extra para os colaboradores, chamado de "relax semanal".
Dessa vez, com apoio da consultoria norte-americana Gartner, Jacobs decidiu que era hora de ofertar “trabalho híbrido de verdade”.
— A maioria das pessoas não se deu conta, no mundo corporativo, de que trabalho híbrido não é simplesmente ficar uns dias em casa e outros na empresa. Para ser realmente híbrido, tem de ser em um lugar diferente, que faça sentido para as pessoas e que seja um atrativo — diz o executivo.
A ideia de levar a empresa para dentro da Sogipa surgiu num final de semana, quando Jacobs acompanhava uma competição de atletismo no local. Dias depois, ele procurou a direção da instituição, da qual é sócio, para conversar.
Resultado: alugou uma sala vazia, reformulou o ambiente e fechou parceria para que seus empregados pudessem usufruir da estrutura do clube. Desde então, o grupo (formado por 52 pessoas) tem a liberdade de escolher como e onde quer exercer suas funções.
A SABER
Presidente da Sogipa, Adílio Schneider diz que a ideia é expandir parcerias do tipo.
— Os últimos anos foram difíceis. Temos muitos espaços abertos para locação e entendemos que o conceito de trabalho híbrido veio para ficar. É a primeira vez que fechamos uma parceria nesse formato. Vemos como um projeto-piloto. Se funcionar, vamos ampliar — projeta Schneider.