Na próxima segunda-feira, 21 de março, é o Dia Mundial da Infância, um momento de reflexão sobre as condições de vida de meninos e meninas mundo afora. Para marcar a data, o Museu do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, organizou uma exposição que já está emocionando muita gente. Intitulada “Brincar é coisa séria”, a mostra está em cartaz desde o início do mês e traz algumas preciosidades.
Entre os brinquedos expostos, estão exemplares de diferentes épocas, do século 19 até os dias atuais, como jogos de tabuleiro, autoramas, carrinhos, quebra-cabeças, casinhas de boneca - e até um “Mickey Mouse motorista”, de 1955, uma Barbie original, de 1962, e uma seleção de bonecas de porcelana e cavalinhos-de-pau (veja as fotos).
— Todo o ser humano tem seu tempo de infância, que depende do meio e das condições em que vive. As crianças precisam ter o direito de brincar, porque isso oportuniza aprendizados para a vida adulta. Nossa exposição mostra um pouco disso por meio de brinquedos que marcaram a vida de muita gente — diz a diretora do museu, Maria Luiza Rauber Schuster.
A instituição fica na Rua Marechal Floriano, 274, no centro de Santa Cruz, com atendimento de terças a sextas-feiras, das 14h às 17h. Grupos devem agendar horário pelo telefone (51) 3715-0496. Os ingressos custam R$ 4 para o público em geral. Estudantes e aposentados pagam R$ 2.