Quando o biólogo Jeferson Müller Timm começou a estudar cogumelos, em 2005, na Faculdade de Biologia da Feevale, em Novo Hamburgo, aquele ramo de pesquisas era alvo de preconceito fora do ambiente acadêmico. Ainda menino, Timm ouvia os mais velhos definirem os cogumelos como “chapéus de cobra”. “Melhor nem chegar perto”, diziam, receosos.
— Ou era veneno, ou era droga. E sempre vinha alguém com alguma piada quando comecei minhas pesquisas. Ainda estamos tentando mudar isso, mas o cenário já evoluiu bastante — conta o especialista, que tem 40 anos e também atua como técnico na área de gestão ambiental na prefeitura de Campo Bom.
A mudança andou a passos rápidos, de braços dados com chefs de cozinha brasileiros, que passaram a utilizar cada vez mais o ingrediente em seus pratos - dos suculentos Porcini, espalhados pelas florestas de Pinus na Serra gaúcha, aos Champignon e Shimeji silvestres.
Nessa caminhada para difundir conhecimento e desmistificar o mundo dos fungos selvagens, Timm passou a liderar “caçadas de cogumelos” no interior do RS. As expedições - já são mais de 20, desde 2017 - envolvem coletas na mata e aliam informação, diversão e boa gastronomia. Atraem adultos e crianças.
Em 2018, com farto material e conhecimento acumulado, o biólogo fez um financiamento coletivo para produzir o livro Primavera fungi - Guia de fungos do Sul do Brasil, com 154 espécies catalogadas. Agora, Timm acaba de autografar, no Parador Hampel, em São Francisco de Paula, a segunda edição da obra, revisada e ampliada com 172 variedades (saiba mais em primaverafungi.com). O guia traz, inclusive, novas e saborosas receitas culinárias, valorizando cogumelos locais encontrados em terras gaúchas.
ANOTA AÍ
Há um documentário sobre o tema na Netflix chamado Fungos Fantásticos, dirigido por Louie Schwartzberg, que vale a pena assistir. Com roteiro de Mark Monroe, o filme mergulha no mundo misterioso dos fungos e mostra a capacidade regenerativa dos cogumelos (eles ajudam até mesmo a limpar derramamentos de óleo) e as redes invisíveis formadas sob a terra que conectam as árvores.