O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) traz a público, a partir deste sábado (12), uma exposição inédita em homenagem à aniversariante mais famosa de 2022: Porto Alegre, que completa 250 anos em março.
A mostra Acervo em movimento - que vem jogando luzes sobre o arquivo de 5 mil obras do Margs desde 2019 - vai dar destaque a trabalhos inspirados na capital gaúcha. São 58 criações, de 43 artistas, envolvendo pinturas, gravuras, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e performances, em um arco temporal de 1918 a 2016.
Entre eles, estão as telas Ponte de Pedra, de Luiz Maristany de Trias, Igreja do Rosário, de Guido Mondin, Praça da Alfândega, de José Riena Sicart, e A vida na cidade, de Ernst Zeuner. São obras que exaltam pontos conhecidos, de valor histórico e sentimental.
A exposição ocorre no segundo andar do Margs, que é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), na galeria João Fahrion e nas salas Pedro Weingärtner e Angelo Guido. Vamos lá?
Como prestigiar
A visitação é de terças-feiras a domingos, das 10h às 19h (último acesso 18h30), sempre com entrada gratuita, sem a necessidade de agendamento. Há a possibilidade de visitas mediadas para grupos de até seis pessoas, de quintas-feiras a sábados, em duas faixas de horários (10h30min às 12h e 14h às 15h). Aí é preciso agendar via Sympla (www.sympla.com.br/produtor/museumargs).