Desde setembro em uso, o aplicativo que monitora a qualidade do asfalto em Porto Alegre já está auxiliando as ações da prefeitura. O bairro Sarandi, na Zona Norte, receberá reforço de pavimentação.
Os trabalhos começaram em agosto e deverão ser finalizados até dezembro. O número de vias beneficiadas foram ampliadas depois do primeiro mês de uso da inteligência artificial analisando o pavimento da Capital.
— Todas já foram analisadas pela nossa equipe técnica, que diagnosticou a necessidade de intervenção no pavimento pelas más condições após a enchente — informa o secretário municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), Marcos Felipi Garcia.
Ao todo, 20 quilômetros de 23 ruas e avenidas terão novo asfalto. Em oito vias, o serviço já foi concluído como a avenidas Faria Lobato, 21 de Abril e Souza Melo.
No momento, as equipes da Smsurb trabalham nas ruas Oliveira Lopes e Laudelino Freire. Essa é uma das regiões da cidade que mais foram afetadas pela enchente de maio.
Além do recapeamento, as vias ganharão nova sinalização. Este serviço será realizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Depois do Sarandi, os bairros do Quarto Distrito deverão ser beneficiados com as obras de troca de asfalto.
Primeiro mês
Quase 1,4 mil quilômetros de vias foram percorridos por 22 carros que estão cadastrados. A quantidade corresponde a 41,1% das ruas, avenidas e estradas da Capital. Mais da metade - 53,6% - está em boas ou em ótimas condições. O percentual de pavimento considerado ruim ou péssimo é de 24,1%. Outros 22,2% estão em estado regular.
O número de vias fiscalizadas deve aumentar quando todos os oito veículos restantes forem selecionados. Carros por aplicativo pela empresa paulista Intelicity Informática Rastreamento e Telemetria, responsável pela fiscalização.
A partir dos registros feitos, ordens de reparos serão enviadas para as equipes da prefeitura. O programa está sendo chamado de Sistema de Gestão Integrada de Pavimentos de Porto Alegre (Gipav-POA).
Como funciona
Uma câmera é instalada na parte superior do veículo da empresa. Sensores também são posicionados nos amortecedores do carro. Com uso da inteligência artificial é possível identificar os buracos, as trincas no asfalto, os desníveis, lombadas sem pintura e até os bueiros.