A inteligência artificial deve invadir as ruas de Porto Alegre ainda neste ano. Nos próximos meses, uma contratação deverá ser realizada a fim de contratar uma empresa que irá mapear as imperfeições do asfalto na cidade.
O projeto, de autoria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) está em análise na Procuradoria-Geral do Município (PGM). A partir da aprovação, o objetivo é usar até R$ 4 milhões por ano para identificar buracos, trincas no asfalto e desníveis. O dinheiro já está disponível por meio de um financiamento que a prefeitura obteve.
A empresa contratada precisará rodar 2 mil quilômetros a cada 30 dias pelas ruas da cidade. O contrato deverá ter prazo de dois anos.
Uma câmera é instalada na parte superior do veículo. Sensores também são instalados nos amortecedores do carro. Com uso da inteligência artificial é possível identificar buracos, trincas no asfalto, desníveis, lombadas sem pintura e até os bueiros. A via é cadastrada e a prefeitura é informada sobre a necessidade de reparos.
Hoje, a fiscalização ocorre por reclamações de moradores, que serão mantidas. Além disso, equipes da secretaria fazem avaliações constantes sobre ruas e avenidas com mais problemas. Mas a ideia é usar um programa de computador para elencar quais vias necessitam de reparo primeiro. Também pretende identificar imperfeições mais cedo, quando o buraco ainda não apareceu no pavimento.
- A nossa matriz de decisão vai ser a partir desse mapa atualizado semanalmente, mensalmente, anualmente, porque os carros vão estar rodando pela cidade. O programa vai dar qualidade na demanda. Ele vai apontar o tamanho do buraco, o tipo de problema na via, essa informação chega mais qualificada. E a nossa equipe tem a forma rápida de atendimento - descreve o secretário Marcos Felipi Garcia.
Igualmente, será possível mapear se serviços feitos no asfalto, por outros órgãos da prefeitura, apresentaram problemas após um curto período de conserto. Caso desníveis apareçam, o sistema aponta quem foi o responsável pela abertura e conserto no pavimento e há quanto tempo ele foi reparado.
Também será possível, enfim, saber quantos quilômetros de ruas Porto Alegre tem, e quantas são asfaltadas. Hoje, estima-se que a Capital tenha 3,4 mil quilômetros de vias, sendo 2,8 mil quilômetros com pavimento. Esse projeto já está em funcionamento em São Paulo, que contratou táxis e motoristas de aplicativo para fazer o monitoramento.