No primeiro mês de funcionamento do aplicativo que monitora a qualidade do asfalto em Porto Alegre, com uso da inteligência artificial, quase 1,4 mil quilômetros de vias já foram percorridos por 22 carros que estão cadastrados. A quantidade corresponde a 41,1% das ruas, avenidas e estradas da Capital.
A primeira parcial impressiona. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), dos 1,4 mil quilômetros fiscalizados, mais da metade - 53,6% - está em boas ou em ótimas condições.
O percentual de pavimento considerado ruim ou péssimo é de 24,1%. Outros 22,2% estão em estado regular.
Na Avenida Assis Brasil, na Zona Norte, 21,5 quilômetros foram percorridos. Desse total, aproximadamente, 12,6 quilômetros foram considerados ótimos ou bons. O trecho regular chegou a 5,5 quilômetros. Já a parte considerada ruim ou péssima chegou a 3,4 quilômetros.
Para os corredores de ônibus, a secretaria informa que uma alternativa está sendo buscada. A ideia é que estes trechos também passem por monitoramento constante.
— A alternativa é colocar algum carro da prefeitura para passar por essas vias. Outra opção é conceder uma autorização, em determinados horários, para que os carros contratados pela empresa possam fazer esse mapeamento — destaca o secretário Marcos Felipi Garcia.
O número de vias fiscalizadas deve aumentar quando todos os oito veículos restantes forem selecionados. Carros por aplicativo pela empresa paulista Intelicity Informática Rastreamento e Telemetria, responsável pela fiscalização.
A partir dos registros feitos, ordens de reparos serão enviadas para as equipes da prefeitura. O programa está sendo chamado de Sistema de Gestão Integrada de Pavimentos de Porto Alegre (Gipav-POA).
A empresa precisará garantir que os motoristas rodem 2 mil quilômetros a cada 30 dias. O contrato deverá ter prazo de dois anos.
A prefeitura irá investir R$ 5,7 milhões no período. O recurso faz parte de um financiamento de R$ 60 milhões junto ao Banco do Brasil, liberado em 2022.
Como funciona
Uma câmera é instalada na parte superior do veículo da empresa. Sensores também são posicionados nos amortecedores do carro. Com uso da inteligência artificial é possível identificar os buracos, as trincas no asfalto, os desníveis, lombadas sem pintura e até os bueiros.