A partir de terça-feira (22), a empresa paulista Intelicity Informática Rastreamento e Telemetria começará a instalar os equipamentos que irão monitorar a qualidade do pavimento nas ruas e avenidas de Porto Alegre. Com uso da inteligência artificial, ela irá mapear as imperfeições do asfalto em mais de 3,4 mil quilômetros na cidade.
A empresa precisará rodar 2 mil quilômetros a cada 30 dias pelas ruas da cidade. O contrato deverá ter prazo de dois anos.
A prefeitura irá investir R$ 5,7 milhões no período. O recurso faz parte de um financiamento de R$ 60 milhões junto ao Banco do Brasil, liberado em 2022.
Com o sistema, será possível fazer um levantamento informatizado da condição das vias, identificando buracos, valetas, remendos, deformações e trincamentos para encaminhamento dos reparos. Também será possível monitorar a durabilidade dos pavimentos e dos serviços executados.
A partir dos registros feitos, ordens de reparos serão enviadas para as equipes da prefeitura. Atualmente essa análise é feita diretamente pelos técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).
A ordem de início das atividades foi assinada nesta quinta-feira pelo secretário Assis Arrojo. O programa está sendo chamado de Sistema de Gestão Integrada de Pavimentos de Porto Alegre (Gipav-POA).
— O sistema prevê que veículos que circulam na cidade, como aplicativos e taxi, através de convenio com a prestadora do serviço, realizem a avaliação das condições dos pavimentos da cidade, além de utilizar a inteligência artificial para identificar os tipos de pavimentos e os defeitos, buracos, tampões entre outros — destaca o secretário.
Também será possível mapear se serviços feitos no asfalto, por outros órgãos da prefeitura, apresentaram problemas após um curto período de conserto. Caso desníveis apareçam, o sistema aponta quem foi o responsável pela abertura e conserto no pavimento e há quanto tempo ele foi reparado.
De acordo com a prefeitura, a empresa já faz trabalho similar em Curitiba, São Paulo e Recife. Hoje, estima-se que a Capital tenha 3,4 mil quilômetros de vias, sendo 2,8 mil quilômetros com pavimento.
Como funciona
Uma câmera é instalada na parte superior do veículo da empresa. Sensores também são posicionados nos amortecedores do carro. Com uso da inteligência artificial é possível identificar os buracos, as trincas no asfalto, os desníveis, lombadas sem pintura e até os bueiros.