Os primeiros carros por aplicativo que vão monitorar a qualidade do asfalto em Porto Alegre, com uso da inteligência artificial, já estão rodando pela cidade. Ao todo, 22 dos 30 veículos selecionados pela empresa paulista Intelicity Informática Rastreamento e Telemetria já tiveram o sistema instalado.
Os motoristas escolhidos se comprometem a rodar uma quantidade de quilômetros estabelecida por um valor mensal. Dois sensores são instalados em cada veículo.
No celular do motorista, um aplicativo também é instalado. Um sistema que está sendo desenvolvido pela prefeitura vai integrar as informações coletadas.
A empresa irá mapear as imperfeições do asfalto em mais de 3,4 mil quilômetros na cidade. Ela precisará garantir que os motoristas rodem 2 mil quilômetros a cada 30 dias. O contrato deverá ter prazo de dois anos.
— Importante trazer inovações para a cidade. O objetivo desse sistema é deixar o serviço mais célebre e proativo, além de trazer mais transparência para as decisões da administração pública — destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), Marcos Felipi Garcia, que retomou as atividades na pasta após ter sido eleito vereador na próxima legislatura.
A prefeitura irá investir R$ 5,7 milhões no período. O recurso faz parte de um financiamento de R$ 60 milhões junto ao Banco do Brasil, liberado em 2022.
Com o sistema, será possível fazer um levantamento informatizado da condição das vias, identificando buracos, valetas, remendos, deformações e trincamentos para encaminhamento dos reparos. Também será possível monitorar a durabilidade dos pavimentos e dos serviços executados.
A partir dos registros feitos, ordens de reparos serão enviadas para as equipes da prefeitura. Atualmente essa análise é feita diretamente pelos técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb). O programa está sendo chamado de Sistema de Gestão Integrada de Pavimentos de Porto Alegre (Gipav-POA).
Também será possível mapear se serviços feitos no asfalto, por outros órgãos da prefeitura, apresentaram problemas após um curto período de conserto. Caso desníveis apareçam, o sistema aponta quem foi o responsável pela abertura e conserto no pavimento e há quanto tempo ele foi reparado.
De acordo com a prefeitura, a empresa já faz trabalho similar em Curitiba, São Paulo e Recife. Hoje, estima-se que a Capital tenha 3,4 mil quilômetros de vias, sendo 2,8 mil quilômetros com pavimento.
Como funciona
Uma câmera é instalada na parte superior do veículo da empresa. Sensores também são posicionados nos amortecedores do carro. Com uso da inteligência artificial é possível identificar os buracos, as trincas no asfalto, os desníveis, lombadas sem pintura e até os bueiros.