Desde que as operações foram retomadas no Salgado Filho, em 21 de outubro, o sistema de pousos e decolagens que funciona no aeroporto é aquém das necessidades. Conhecido como Papi (do inglês Precision Approach Path Indicator), o aparelho em uso é inferior ao ILS CAT II (da sigla em inglês, Instrument Landing System, ou sistema de pouso por instrumentos), desligado desde a enchente.
Esse equipamento mais robusto, especial para os dias de outono e inverno gaúchos, foi atingido em maio. Já o atual sistema tem dificuldade para funcionar em dias de cerração.
A Fraport chegou a informar que o aeroporto voltaria a ter uma proteção maior de pousos e decolagens somente entre março e abril do ano que vem, na véspera da temporada de dias com neblina. Porém, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa que o ILS CAT II estará em funcionamento até 30 de dezembro.
Segundo a Aeronáutica, essa antecipação de prazos será possível porque parte dos equipamentos atingidos pela cheia de maio estão sendo recuperados. Além disso, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da FAB vai instalar um equipamento - glide slope (rampa de planeio) - que havia no seu acervo, o que irá restabelecer o serviço.
Após as reinstalação, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) fará um sobrevoo no aeroporto para testar os aparelhos. Esse monitoramento está agendado para ocorrer entre 16 e 18 de dezembro. As datas poderão sofrer alteração dependendo das condições meteorológicas.
Nota da FAB:
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), informa que não está planejada a compra de um novo ILS para o aeroporto Salgado Filho porque o glide slope (rampa de planeio) é relativamente novo, tendo somente 5 anos de operação. É válido destacar que o localizador foi adquirido em 2023 e já foi restabelecido. Por isso, não houve custo com a aquisição de novos equipamentos.
A FAB destaca, ainda, que o localizador já foi instalado e o glide slope será montado no período de 2/12 a 15/12. Já o voo do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) tem previsão de ocorrer no período de 16/12 a 18/12 e a operacionalização deverá acontecer até 30/12, se todos os resultados forem satisfatórios.
O glide slope foi destruído com a enchente, mas o DECEA está instalando um equipamento do seu acervo para restabelecer o serviço. Ressalta-se que todas essas atividades dependerão das condições meteorológicas, que poderão afetar o cronograma de instalação e inspeção dos equipamentos.