O governo federal poderá ter que abrir os cofres novamente para a Fraport. Um reequilíbrio do contrato está sendo avaliado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).
A empresa que administra o Salgado Filho já garantiu R$ 425,96 milhões em 2024, sendo R$ 362,22 milhões para as obras de recuperação após a enchente e outros R$ 63,94 para a manutenção das atividades aeroportuárias. A CEO da Fraport, Andreea Pal já havia informado que este recurso será suficiente para realizar todas as melhorias previstas no aeroporto.
Depois de ter garantido essa verba, a Fraport busca agora uma reparação pela queda no número de passageiros transportados. Até 2023, por perdas na pandemia, a Fraport já recebeu R$ 381 milhões em compensações financeiras.
Em 2024, o aeroporto Salgado Filho e a Base Aérea de Canoas receberam 2,51 milhões de passageiros entre janeiro e agosto. Mesmo sem levar em consideração os dados entre setembro e dezembro, a quantidade de pessoas que passarão pelo terminal deverá se equiparar com o primeiro ano da pandemia. Em 2020, 3,4 milhões de passageiros pousaram ou decolaram pelo Salgado Filho.
Este número é bem inferior a 2023, por exemplo, quando 7,48 milhões passaram pelo aeroporto entre janeiro e dezembro. E a quantidade é ainda mais diferente do que está programado para o Salgado Filho transportar em 2026. Estudos realizados em 2014, antes da concessão, apontavam que 12,1 milhões de pessoas pousariam ou decolariam em Porto Alegre.