O Airbus A-320 da Azul saiu de Campinas, nesta segunda-feira (21), por volta de 6h30. Antes do voo iniciar, a companhia informava que a aeronave tocaria a pista do aeroporto Salgado Filho às 8h10.
Logo que o piloto Carlos Coster iniciou a comunicação tradicional com os 174 passageiros a bordo, ainda com o avião na pista na manhã nublada no aeroporto Viracopos, veio a surpresa. A viagem, que seria feita em 1h40, seria reduzida para 1h10.
O voo transcorreu de forma tranquila no céu azul entre o sudeste o sul do País. Já na Região Metropolitana de Porto Alegre, Coster avisou os passageiros sobre a necessidade de retardar o pouso.
— A gente vai precisar fazer uma órbita, ou uma órbita e meia, por sobre a cidade de Eldorado do Sul. O que dá um total de seis a sete minutos e (logo depois) a gente vai iniciar o procedimento para pouso — informou o comandante do voo.
A aeronave deu uma volta na Capital antes de tocar a pista do Salgado Filho. Do alto, foi possível ver a região do Alto Petrópolis, os estádios Olímpico e Beira-Rio, a Usina do Gasômetro, na orla do Guaíba, entre outros pontos.
Por conta das obras na pista do Salgado Filho, as companhias aéreas só podem pousar no aeroporto entre 8h e 22h. Depois deste horário, o local fica fechado para a realização de reparos.
Esse procedimento deverá ser cumprido até 15 de dezembro, quando as intervenções serão concluídas. Dessa forma, aviões que chegarem antes, precisarão dar voltas na cidade.
Quem chegar depois, precisará encontrar outro local para pousar, já que o fechamento no período recebeu chancela da Aeronáutica. Pelo sim, pelo não, a coincidência acabou sendo também uma singela homenagem para Porto Alegre, que viu um avião adesivado com imagens do Rio Grande do Sul mais de perto.