Pode ter passado despercebido, mas o primeiro avião comercial a pousar no aeroporto Salgado Filho, fez uma homenagem a Porto Alegre. A escolha pelo número do voo - 2603 - não foi aleatória.
Segundo o CEO da empresa, a combinação está ligada ao aniversário da capital gaúcha: em 26 de março. John Rodgerson esteve no Airbus A320 que saiu de Campinas.
O voo teve outros momentos de homenagens. A começar pela bandeira do Rio Grande do Sul postada no setor de embarque do aeroporto de Viracopos.
O piloto, Carlos Coster, e o copiloto, Henrique Schneider, gaúchos de Porto Alegre e Ivoti, respectivamente, foram os responsáveis por trazer os primeiros 174 passageiros direto para Porto Alegre. Schneider, inclusive, comemora seu aniversário de 26 anos nesta segunda-feira.
A Coster coube também empunhar uma bandeira do Rio Grande do Sul na janela da cabine, após a aeronave chegar ao ponto de desembarque. O Airbus também ganhou adesivagem em homenagem ao Estado.
A tripulação usava lenços com as cores do Rio Grande do Sul no pescoço. O comissário Alex Pereira embargou a voz quando anunciou aos passageiros que o avião voltaria a pousar na capital gaúcha.
— Aos nossos irmãos gaúchos, os nossos cumprimento pelo exemplo e força e reconstrução do seu belíssimo Estado — disse Pereira, segurando a emoção.
Em um momento em que se comunicou com os passageiros, o CEO da Azul lembrou do momento que a empresa trouxe doações ao Estado. Ele garantiu que a companhia irá ampliar sua operação para atender a capital dos gaúchos.