No próximo dia 21, o aeroporto Salgado Filho voltará a ter pouso de aeronaves. A retomada dos voos está sendo planejada por duas das três companhias aéreas que vão voltar a aterrissar em Porto Alegre.
A Gol informou, na manhã desta sexta-feira (11), que trará para a capital gaúcha o Boeing 737-800, que tem elementos temáticos para homenagear o Rio Grande do Sul. Na fuselagem serão mostrados desenhos de araucárias, do tradicional chimarrão e do vinho - que fazem parte da cultura gaúcha -, e ainda uma imagem da Ruína dos Sete Povos, localizada dentro do Parque Histórico Nacional das Missões. A aeronave virá de Congonhas e pousará em Porto Alegre na manhã do dia 21.
Já a companhia aérea Azul também está se organizando. A empresa ainda não divulgou sua ação.
A coluna já conseguiu apurar que pelo menos parte da tripulação será gaúcha. Piloto e co-piloto do Rio Grande do Sul devem ser os responsáveis pelo voo, que será o primeiro de uma empresa comercial a tocar a pista desde a noite de 3 de maio. É aguardado que, ao final do pouso, uma bandeira do Rio Grande do Sul seja mostrada pelo piloto.
Já a companhia Latam informou não ter ações para divulgar para o próximo dia 21.
128 voos
A partir do dia 21, o aeroporto terá capacidade de receber até 128 voos diariamente, entre 8h e 22h. As empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de suas operações e estão com as vendas de bilhetes abertas. Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.
Após a reabertura para voos domésticos, a empresa seguirá atuando na outra parte da pista afetada pela enchente de maio. Os trabalhos serão executados durante as madrugadas, a fim de não impactar nas atividades do aeroporto. A previsão é que todos os serviços sejam finalizados até 15 de dezembro.