Duas grandes áreas verdes do Vale do Sinos terão remoção de centenas de árvores nos próximos meses. Todas são da espécie eucaliptos, consideradas exóticas - se estabeleceram fora da sua área de distribuição natural.
Vinte e quatro delas serão retiradas do zoológico de Sapucaia do Sul. As árvores serão removidas da área do lago e do restaurante.
Do outro lado da BR-116, o Horto Florestal Padre Balduíno Rambo perderá 439 espécies. Elas estão próximas do muro ao lado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), todas as espécies serão suprimidas porque há risco de queda.
Quem oferecer ao governo do Estado o maior valor a partir de R$ 100,9 mil será o responsável pela retirada das espécies. As propostas serão recebidas em 18 de setembro.
Essa é a segunda tentativa de retirar as árvores. Na primeira concorrência, ninguém apresentou proposta.
Haverá o replantio de mudas nativas. Elas serão repostas aos poucos, conforme a disponibilidade de mudas nativas que o Jardim Botânico de Porto Alegre irá ceder. Segundo a Sema, o número de espécies replantadas vai depender da análise técnica.
Concessão
O governo do Estado mantém a intenção de conceder o zoológico de Sapucaia do Sul para a iniciativa privada. A ideia surgiu pela primeira vez em 2018.
Porém, o projeto perdeu espaço ao longo dos anos. Duas disputas chegaram a ser abertas, mas não houve interessados.