A enchente que atingiu o Rio Grande do Sul no mês de maio trouxe consequências além das interrupções no trânsito. As obras na BR-116, em São Leopoldo, estão com novos prazos.
A duplicação das pontes sobre o Rio dos Sinos só será concluída em setembro. O prazo anterior, divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) era junho. O motivo do adiamento foi a sequência de dias chuvosos, que impactou diretamente na construção.
A terceira faixa que foi construída na região já está praticamente pronta. O viaduto erguido na RS-240 ainda recebe obras, mas parte dele já recebe a passagem de veículos. Essas intervenções foram iniciadas em abril do ano passado.
O viaduto em construção na pista lateral da BR-116, na mesma região, deve ser o próximo a ser liberado para uso: no final de julho. Quando isso ocorrer, os congestionamentos na região serão amenizados.
A lentidão só estará resolvida, porém, quando as pontes sobre o Rio dos Sinos forem liberadas totalmente para uso. Durante o período de enchente, as estruturas chegaram a ser usadas de forma provisória.
Esteio
O trecho da BR-116, em Esteio, também está passando por obras. Essa região, inclusive, terá a maior quantidade de novas obras que a rodovia está recebendo, principalmente na região do Parque de Exposições Assis Brasil.
Dois viadutos estão sendo construídos. As faixas de tráfego da rodovia também serão alargadas. Os trabalhos começaram a ser executados em outubro do ano passado. A previsão é que todas as obras da região de Esteio estejam prontas até julho de 2025.
Melhorias esperadas
O contrato com o consórcio de empresas EPC, Sogel, Mac e Iguatemi, foi assinado em dezembro de 2019. Ele é o responsável por executar os projetos de melhorias previstos entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. A autorização ocorreu três anos e meio depois da realização da licitação.
Este é um contrato de R$ 392 milhões - valores de 2014 - que prevê uma série de obras em 38,5 quilômetros e tem prazo de vigência de três anos. A escolha da empresa foi parar na Justiça e o Dnit precisou aguardar a decisão final para dar autorização de início aos trabalhos.
Canoas também terá intervenções. A cidade terá um cruzamento por baixo da BR-116, próximo do Conjunto Comercial. Estão previstas também construções de ruas laterais e implantação de terceira faixa, inclusive em viadutos.