A BR-116 sobre a ponte do Rio dos Sinos foi liberada para trânsito neste sábado (11). Fechado desde a semana passada por conta da enchente, o trecho permite a ligação entre as duas maiores cidades do Vale do Sinos: São Leopoldo e Novo Hamburgo.
No sentido Interior-Capital, o trânsito está normalizado até a ponte e todos os veículos conseguem passar pela rodovia sem utilizar rotas alternativas. Mesmo assim, há desvios em virtude do nível da água que invadiu a cidade devido à cheia histórica do Rio do Sinos.
De acordo com o comunicado da Prefeitura, confirmado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista que se direciona rumo a Porto Alegre deve passar pela ponte sobre o Sinos e ingressar no trecho aterrado até o final da Avenida João Corrêa, para então retornar à pista correta.
Já do lado oposto, no sentido Capital-Interior, saindo do viaduto sobre a João Corrêa, o fluxo está normalizado pela pista da BR-116. Nos últimos dias, drenagem e limpeza foram realizadas para conceder a liberação do trecho.
O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) avalia ainda o alagamento na estrada na frente da churrascaria Passoquinha no sentido Interior-Capital. As condições são verificadas constantemente para liberar ou não o acesso na região.
São Leopoldo é uma das cidades mais impactadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Um levantamento inicial estimava que cerca de 180 mil pessoas foram impactadas pela cheia do Sinos — o município tem 220 mil habitantes.
O nível do Rio do Sinos chegou a 8m2cm no último dia 4, o maior índice histórico. Atualmente, está em 5m73cm. A cota de inundação é de 5m01cm. A projeção é de tendência de queda nas próximas horas, segundo levantamento.