Jocimar Farina

Jocimar Farina

Jornalista formado pela Unisinos e pós-graduado em Especialização em Ciências Penais pela PUCRS. Apresentador e repórter da Rádio Gaúcha, além de comentarista da RBS TV, acompanha o andamento, ou não, dos principais projetos e obras de mobilidade do Rio Grande do Sul.

R$ 64 milhões perdidos
Notícia

Dez anos depois: as obras da Copa que nunca saíram do papel em Porto Alegre e por que fazem falta

Mesmo com dinheiro do governo federal, melhorias não saíram do papel

Jocimar Farina

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André Ávila / Agência RBS
Uma das obras traria um novo viaduto na Terceira Perimetral com a Avenida Plínio Brasil Milano

No dia 12 de junho de 2014, em São Paulo, a Copa do Mundo no Brasil se iniciava - Brasil 3 X 1 Croácia. Na capital gaúcha, o evento permitiu a realização de 16 obras. Quatro foram concluídas antes da primeira partida na capital gaúcha - em 15 de junho - França 3 x 0 Honduras.

Outras 10 foram finalizadas ao longo da última década. E há uma delas que ainda não está 100% finalizada (veja relação abaixo)

Responsável pela execução dos contratos, a prefeitura de Porto Alegre nunca conseguiu tirar do papel três melhorias previstas; e não foi por falta de dinheiro. As verbas vieram - R$ 314,03 milhões - e, mesmo assim, as intervenções não ocorreram.

Uma das obras previstas era a construção de um viaduto e uma passagem de nível na Terceira Perimetral com a Avenida Plínio Brasil Milano. A licitação foi realizada e uma empresa foi escolhida. 

Com R$ 31 milhões repassados pela Caixa, a prefeitura autorizou o início dos trabalhos em maio de 2013, mas a obra nunca foi iniciada. A prefeitura justificou que havia problemas no projeto e tentou fazer com que o recurso fosse destinado para outra construção, o que foi negado pela União. 

Até hoje a região enfrenta grandes congestionamentos. A prefeitura até busca conseguir novos recursos para executar a obra, mas até hoje não houve essa garantia. 

A segunda intervenção prevista era a duplicação da Rua Voluntários da Pátria, entre a rua Ramiro Barcelos e avenida Sertório. A empresa escolhida para executar a construção desistiu do projeto e uma nova licitação nunca chegou a ser realizada. 

O motivo da desistência foi o complicado processo de desapropriação de terrenos necessários para realizar a obra. Por causa disso, a prefeitura perdeu R$ 33,6 milhões que a Caixa havia repassado. Com a duplicação, a Voluntários da Pátria seria uma alternativa viável de deslocamento em direção ao Centro Histórico. 

Por fim, R$ 249,43 milhões foram destinados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa para a implantação de ônibus BRTs (transporte rápido de ônibus), em Porto Alegre. A prefeitura conseguiu realizar apenas a troca de pavimento da pista do transporte coletivo nas avenidas João Pessoa, Bento Gonçalves e Protásio Alves. 

Com o dinheiro que sobrou, insuficiente para comprar os novos veículos - a administração municipal requisitou que o recurso fosse destinado para duas novas obras. Surgiu então a verba que trouxe novo pavimento para a Avenida Ernesto Neugebauer e a Avenida José Pedro Boéssio.

O projeto do BRTs prometia estações climatizadas, ônibus modernos e novos pontos de parada para passageiros. Havia também a garantia que os passageiros fariam conexão com o metrô de Porto Alegre, que também só ficou no papel.

Obras que não saíram do papel: 

  1. Construção do viaduto e passagem de nível na Avenida Plínio Brasil Milano;
  2. Duplicação do segundo trecho da Rua Voluntários da Pátria;
  3. Implantação dos ônibus BRTs.

Obras prontas antes da Copa:

  1. Viaduto Abdias do Nascimento, na Avenida Pinheiro Borda; 
  2. Duplicação da Avenida Beira-Rio; 
  3. Ampliação da Avenida Padre Cacique;
  4. Viaduto da Avenida Júlio de Castilhos.

Obras prontas depois da Copa: 

  1. Viaduto sobre a Avenida Bento Gonçalves;
  2. Troca de asfalto do corredor de ônibus da Avenida Bento Gonçalves;
  3. Trincheira da Avenida Ceará;
  4. Trincheira da Anita Garibaldi;
  5. Trincheira da Cristóvão Colombo;
  6. Troca de asfalto do corredor de ônibus da Avenida Protásio Alves;
  7. Troca do pavimento da Avenida Ernesto Neugebauer;
  8. Troca de asfalto do corredor de ônibus da Avenida João Pessoa;
  9. Duplicação do trecho um da Rua Voluntários da Pátria;
  10. Troca de pavimento da Avenida José Pedro Boéssio;
  11. Ampliação da Avenida Severo Dullius.

Obra que ainda não está 100% pronta:

  1. Duplicação da Avenida Tronco.


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