Doze anos depois de ter iniciado a duplicação da Avenida Tronco, a prefeitura de Porto Alegre vai liberar o último trecho da obra nesta terça-feira (9). Os trabalhos ainda não estarão concluídos - a finalização dos serviços deve ocorrer em junho -, mas o último trecho que ainda não recebia veículos será aberto.
Nesta dúzia de anos, 16 obras foram realizadas. Outras três promessas feitas sequer saíram do papel. Neste período, três prefeitos passaram pelo Paço Municipal: José Fortunati, Nelson Marchezan e Sebastião Melo.
E foi o primeiro desta relação que mais entregou obras para a cidade; 6. Diga-se de passagem, José Fortunati foi o que ficou mais tempo à frente da prefeitura. Foram quase sete anos, contra quatro dos seus oponentes. Isso ocorreu porque, em 2010, o então prefeito José Fogaça se desvinculou do cargo para concorrer ao governo do Estado.
Voltando para as obras da Copa, foi na gestão de Fortunati que foram inaugurados, ainda antes da Copa de 2014, o viaduto Abdias do Nascimento, na Avenida Pinheiro Borda; a duplicação da Avenida Beira-Rio; a ampliação da Avenida Padre Cacique; e o viaduto da Avenida Júlio de Castilhos. Todas essas obras estavam mais próximas ao estádio Beira-Rio e afetariam a circulação de torcedores se não estivessem prontas antes do Mundial.
Fortunati também entregou o viaduto sobre a Avenida Bento Gonçalves e a troca de asfalto do corredor de ônibus da mesma via. Essas obras, porém, foram liberadas depois da realização dos jogos.
Entre 2017 e 2020, Nelson Marchezan foi o prefeito da cidade. Sob seu comando, foram concluídas cinco obras. As trincheiras da Avenida Ceará, da Anita Garibaldi e da Cristóvão Colombo, a troca de asfalto do corredor de ônibus da Avenida Protásio Alves, e a troca do pavimento da Avenida Ernesto Neugebauer.
Outra marca da gestão passada foi a desistência de três contratos que receberam recursos do governo federal, mas nunca saíram do papel: construção do viaduto e passagem de nível na Avenida Plínio Brasil Milano, duplicação do segundo trecho da Rua Voluntários da Pátria e implantação dos ônibus BRTs (da sigla em inglês: Bus Rapid Transit).
A partir de 2021, coube ao prefeito Sebastião Melo concluir essa novela. Também foram entregues cinco construções. Na sua gestão foram entregues a troca de asfalto do corredor de ônibus da Avenida João Pessoa, a duplicação do trecho um da Rua Voluntários da Pátria, a troca de pavimento da Avenida José Pedro Boéssio, a ampliação da Avenida Severo Dullius e, por fim, a duplicação da Avenida Tronco.
Legado
É verdade que os transtornos passaram. Hoje, Porto Alegre se aproveita destas melhorias. Mas a que preço? Foram incontáveis horas de congestionamentos e transtornos causados aos moradores e visitantes da cidade. O que ocorreu durante estes 12 anos precisa ser lembrado para jamais ser esquecido. Porto Alegre pagou o preço por fazer obras com projetos amadores.