A partir de um pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o Exército vai avaliar se consegue liberar a BR-290, em Eldorado do Sul de forma mais rápida. Um trecho da pista foi levado pela chuva na manhã desta terça-feira (30), no quilômetro 132.
As equipes de engenharia do Exército estão avaliando a viabilidade de colocação de uma ponte provisória. Ela é de rápida instalação, o que permitiria o restabelecimento do tráfego no local.
Se houver posicionamento favorável, a estrutura poderá estar apta para uso em até dois dias. Logo após a estrutura da rodovia ter sido levada, o Dnit avaliou que o bloqueio deveria durar, no mínimo, cinco dias. Esse prazo só passaria a contar quando a chuva parar.
Segundo a previsão do tempo, não haverá tempo seco até o fim de semana. Dessa forma, as obras só deveriam ser iniciadas na próxima semana.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou a recomendar que os veículos se deslocassem pela RS-401 e BR-470. Porém, o desvio tem trechos de estrada não pavimentada, que foi bloqueada por causa da chuva. A orientação do Dnit agora é que carros devem usar a BR-153, por Cachoeira do Sul.