O Internacional apresentou proposta à prefeitura de Porto Alegre para realizar obras no Parque Marinha do Brasil. De acordo com a Secretaria Municipal de Parcerias, o Colorado já preencheu os pré-requisitos para iniciar o processo.
O clube propôs construir 20 churrasqueiras na parte mais ao sul da área verde. Desse total, seis serão cobertas e 14 ao ar livre. A direção colorada também ofereceu construir banheiros masculinos e femininos. Já a prefeitura solicitou que a área seja mantida pelo Inter pelo período de dois anos.
- Não adianta termos um novo espaço se não houver quem cuide dele. Acordamos com o Inter que eles se responsabilizarão pela área até o final da gestão do presidente (Alessandro Barcellos) - informa a secretária Ana Pellini.
O investimento será feito por uma das patrocinadoras do clube, a Estrela Bet. A ideia é melhorar a experiência do torcedor.
A área próxima ao Beira-Rio é frequentemente utilizada pelos torcedores em dias de jogos. Sem estrutura no parque, os colorados trazem churrasqueiras de casa para fazer a confraternização.
- Numa conversa com os representantes da Estrela Bet, eles nos relataram quão impressionante era o movimento dos torcedores no Marinha em dias de jogo. Em conjunto, surgiu essa ideia. Já que é habito do colorado fazer essa festa, vamos construir essas churrasqueiras nestes espaços - relata o vice-presidente de Marketing do clube, Nelson Pires.
Segundo o dirigente, o clube fará a manutenção do espaço nos dias de jogos. A obra deverá durar três meses.
De acordo com Pires, novos patrocinadores poderão ser incorporados. O ramo da alimentação, por exemplo, poderá também ganhar espaço no local.
Dentro do processo de doação, como o Internacional se propôs a realizar esta obra, a prefeitura consulta demais pessoas e empresas a fim de saber se há outros interessados. Se, no prazo de 10 dias, não houver contestações, o Colorado e a Secretaria Municipal de Parcerias prosseguirão com os trâmites necessários para homologação. Caso haja um novo interessado ou contrariedade à proposta, haverá análise dos novos argumentos.
Concessão do Marinha
Paralelamente à adoção, a prefeitura trabalha na concessão do Parque Marinha do Brasil e do trecho 3 da Orla para a iniciativa privada. Quem assumir a gestão da área verde ficará responsável pela construção de uma pista para bicicletas, além de ter de fazer a manutenção dos espaços existentes pelo período de 30 anos.
A ideia é que o vencedor da futura licitação mantenha os dois locais 100% públicos, sem cercamento e com funcionamento 24 horas. O investimento nesse prazo é projetado em R$ 32 milhões.