Transtorno momentâneo para um benefício duradouro. A troca de asfalto pela qual está passando a Avenida Cristóvão Colombo, na zona norte de Porto Alegre, tem causado dificuldades.
O trânsito está mais congestionado do que o habitual, entre a Rua Barros Cassal e a Avenida Benjamin Constant. Com maior dificuldade de fazer a travessia, pedestres e ciclistas têm se aventurado entre os veículos.
Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), a obra foi dividida em dois trechos, com objetivo de não impactar tanto o comércio. Os trabalhos começaram em julho, com prazo de execução de um ano. Após a conclusão dos serviços, a vida útil do asfalto será de 20 anos.
Barros Cassal a Ramiro Barcelos
O trecho tem 824 metros. A colocação de asfalto foi concluída na pista para carros, entre a Rua Barros Cassal e a Avenida Alberto Bins. Rampas de acessibilidade foram construídas.
No corredor de ônibus, a estrutura já está pronta para receber aplicação de concreto entre a saída do Shopping Total e a Rua Ramiro Barcelos. Ainda falta concluir a estrutura que irá receber as placas de concreto no corredor de ônibus, da saída do Shopping Total até a Ramiro Barcelos.
Ramiro Barcelos a Benjamin Constant
O trecho tem 1,5 quilômetro de extensão. A colocação de asfalto foi concluída na pista para carros, entre a Ramiro Barcelos e a Avenida Benjamin Constant.
Ainda falta concluir a estrutura que irá receber as placas de concreto no corredor de ônibus, além de construir as rampas de acessibilidade.
17 vias
Ao todo, 17 vias da zonas norte, leste e centro, passarão por recuperação. Elas foram selecionadas por apresentarem sinais de desgaste na pavimentação.
O contrato ainda inclui a sinalização da pista, nivelamento das tampas de bueiro e construção de rampas de acessibilidade. A ideia é investir até R$ 60 milhões. O recurso é oriundo de um financiamento obtido junto ao Banco do Brasil, que foi liberado no ano passado.