Desde a manhã desta quarta-feira (26), a Avenida Cristóvão Colombo, em Porto Alegre, está bloqueada para o trânsito de veículos no trecho compreendido entre a Avenida Alberto Bins e a Rua Doutor Barros Cassal. Não há previsão de quando será liberada.
A prefeitura indica um desvio (confira imagem abaixo), no sentido bairro-Centro, para quem precisa acessar a região: Avenida Cristóvão Colombo, seguindo pela Avenida Alberto Bins e dobrando à esquerda na Rua Doutor Barros Cassal.
Com o bloqueio, também há alteração no transporte público. É o caso da linha 637.2, Chácara das Pedras/IAPI, no sentido bairro-Centro. A parada da linha C3 localizada na esquina da Rua Doutor Barros Cassal com a Avenida Cristóvão Colombo também atenderá a linha 637.2.
O bloqueio na região ocorre devido ao início da recuperação estrutural da Avenida Cristóvão Colombo. De acordo com a prefeitura, os recursos provêm de um financiamento de R$ 60 milhões do Banco do Brasil aprovado ano passado — verba que será voltada também à realização de futuras obras em outras vias da cidade.
As avenidas Cristóvão Colombo e Bernardino Silveira Pastoriza fazem parte do primeiro lote de recuperação viária. O serviço será iniciado pela Cristóvão, com o trabalho dividido em duas etapas. Na primeira, com início nesta quarta-feira, as obras serão em um trecho de 824 metros de pista simples, entre as ruas Doutor Barros Cassal e Ramiro Barcelos. Já na segunda parte, serão em cerca de 1,5 quilômetro de extensão, incluindo pista dupla, entre a Ramiro Barcellos e a Avenida Benjamin Constant.
A recuperação estrutural das duas avenidas é de responsabilidade da empresa Dobil Engenharia.
Outras vias
Segundo a prefeitura de Porto Alegre, as 17 ruas e avenidas selecionadas para obras apresentam sinais de desgaste na pavimentação. A previsão é de que sejam feitos dois tipos de recuperação, a depender da condição encontrada: estrutural ou funcional.
Na recuperação estrutural, as vias que já passaram por análise vão receber intervenções como a remoção do asfalto antigo e recuperação da base da pista antes da aplicação de asfalto novo. Já na recuperação funcional, serão executados serviços menos abrangentes, em pontos onde não é necessária manutenção em camada tão profunda da estrutura. Nesse processo, o asfalto antigo também será removido antes da aplicação de novo pavimento.
Com previsão de recuperação estrutural:
- Avenida Cristóvão Colombo em dois pontos: entre as ruas Doutor Barros Cassal e a Ramiro Barcelos e entre a Ramiro Barcelos e a Avenida Benjamin Constant
- Avenida Bernardino Silveira Pastoriza
- Avenida Benjamin Constant
- Avenida Assis Brasil (sentido Centro/bairro)
- Avenida Sertório (trecho com uma pista)
- Rua dos Maias
- Avenida Manoel Elias
Com previsão de recuperação funcional:
- Rua Tenente Alpoin
- Rua Coronel Neves
- Avenida Princesa Isabel
- Rua São Manoel
- Rua Doutor Murtinho
- Rua Santana
- Rua Silva Jardim
- Rua Carlos Trein Filho
- Rua Anita Garibaldi
- Avenida Plinio Brasil Milano