No próximo dia 15, os usuários da RS-122 passarão a pagar o pedágio de um jeito diferente. A partir da 0h, o primeiro pórtico de cobrança automática entrará em funcionamento.
Ele está localizado no km 108 da rodovia, em Antônio Prado. Às 23h do dia 14, a praça de pedágio de Flores da Cunha - distante 8km - será desativada, a fim de evitar que os usuários da rodovia paguem tarifa de forma duplicada.
Em vez de uma barreira física de cobrança, um pórtico vai identificar a passagem. Câmeras vão ler as placas dos veículos. Em Antônio Prado, o valor a ser pago será de R$ 8,30.
Será a primeira vez que uma estrutura como essa passa a funcionar no Rio Grande do Sul. O sistema funciona para qualquer velocidade que o veículo passar. Também não importa se ele estiver trafegando pelo acostamento ou na contramão.
De acordo com o Ricardo José Peres, diretor-presidente da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha(CSG), a identificação do veículo será total e começará a ser feita 15 metros antes e depois da passagem pela estrutura.
- A concessionaria tem de tratar a identificação da melhor forma possivel. Não poderá haver erro - destaca Peres.
Antes do novo ponto de cobrança - 150 metros de distância - existirá o chamado pórtico de sacrifício. Ele tem a mesma altura - 5,5 metros - e evita que um veículo que esteja transportando algo atinja as câmeras. Também haverá um painel de mensagens variáveis, que informa que, em breve, o motorista chegará ao novo local de pagamento de pedágio.
Outros cinco pórticos de pagamento automático estão sendo instalados em Farroupilha, Carlos Barbosa, Ipê, São Sebastião do Caí e Capela de Santana. Eles deverão entrar em funcionamento a partir de 1º de fevereiro. Quando isso ocorrer, a praça de pedágio de Portão será desativada.
Perguntas e respostas
Como será a cobrança?
Quem tem Tag de pedágio instalado no para-brisa do carro já paga imediatamente o valor do pedágio. Para esse público haverá desconto de 5% na quitação.
Se não tenho a Tag, como faço o pagamento?
A partir da passagem pelo pórtico, o usuário terá até 15 dias para fazer o pagamento da tarifa. Ele poderá, por exemplo, entrar no site ou aplicativo da concessionária - que está em desenvolvimento -, informar a sua placa, emitir a fatura e quitar o débito. Poderá também fazer depósito prévio e os valores serão descontados a cada passagem. Também haverá desconto de 5% para quem fizer o cadastro. Será possível cadastrar quantos veículos o usuário quiser. O aplicativo mandará mensagens informando quitações em aberto.
Se não tenho acesso à internet, como pago?
A concessionária terá cinco pontos de autoatendimento, que proporcionarão a oportunidade da quitação dos valores devidos. São as bases de atendimento ao cliente, mesmo local onde estão os guinchos e ambulâncias. Elas estão localizadas em Portão, Bom Princípio, Farroupilha, Flores da Cunha e Ipê.
Quanto tempo depois de passar por um ponto de cobrança já posso pagar a tarifa?
O valor já aparecerá no site ou aplicativo de forma instantânea, mas, em alguns casos, poderá aparecer em até 10 minutos.
O que acontece se o pedágio não for pago em 15 dias?
A penalidade é a mesma que a atual. Se o valor não for pago, o proprietário do veículo será multado por evasão de pedágio, que é considerada como uma infração grave. O valor é de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A infração não o eximirá do pagamento do pedágio.