Três meses após assumir as rodovias da Serra e do Vale do Caí, a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) se mobiliza para construção das primeiras estruturas previstas na concessão. São as bases de serviços operacionais (BSOs), que servirão de ponto de apoio a usuários das estradas e a funcionários da empresa. A primeira a receber obras fica no km 118,6 da RS-453, em Farroupilha.
As BSOs é onde ficam os veículos que prestam assistência aos motoristas, como guinchos e ambulâncias, além das equipes de socorro que realizam esses serviços. Elas também servirão para ponto de parada a quem utiliza a rodovia, oferecendo serviços como banheiros, fraldários, água, área de descanso e telefone. Elas estarão disponíveis 24 horas por dia. Também é obrigatório espaço para acomodação de animais recolhidos da pista até a localização de um responsável.
— Elas são as bases onde ficam nossos recursos de operação da rodovia, que é guincho leve, guincho pesado, ambulância, caminhão-pipa para pequenos focos de incêndio e carretinha para remoção de animais da pista. As pessoas acabam ligando muito a concessão às obras, mas também tem o lado de serviço para os usuários — observa Paulo Negreiros, diretor executivo da CSG.
Desde o início das operações, em 1º de fevereiro, existem duas bases em funcionamento, mas ainda de forma provisória. Ambas estão equipadas e ficam na RS-122, no km 14,7, em São Sebastião do Caí, e no km 99,5, junto ao pedágio de Flores da Cunha. A base da Serra já funciona na localização definitiva definida pela concessionária, mas o ponto passará por modificação, uma vez que a praça será deslocada para o km 103. Já a BSO de São Sebastião do Caí funciona provisoriamente em um prédio às margens da rodovia e será realocada para o km 36,1 da RS-122, em Bom Princípio.
O contrato, porém, exige cinco bases operacionais espalhadas pelos 271 quilômetros da concessão. Todas precisam estar em funcionamento até agosto, quando se completam seis meses de operação da CSG. Isso significa que a estrutura de atendimento também será ampliada, já que cada uma vai contar com os veículos de socorro necessários.
O projeto elaborado pelo Estado sugeria a localização das cinco BSOs, mas a a definição dos locais definitivos ficou a cargo da própria concessionária. Serão três na RS-122, em Bom Princípio, Flores da Cunha e Ipê, uma na RS-453, em Farroupilha e uma na RS-240, em Capela de Santana.
A localização delas leva em conta o tempo de deslocamento até a ocorrência, que tem metas contratuais a serem cumpridas a partir do pedido de socorro. No caso das ambulâncias, a chegada das equipes deve ocorrer em até 20 minutos em 90% dos casos e em até 30 minutos nos 10% restantes. Os guinchos leves devem chegar em até 60 minutos no local da ocorrência em 90% dos casos, com tolerância de 10 minutos para os 10% restantes. Para guinchos pesados, o tempo máximo é 1h30min em 90% dos casos e 1h40min para o restante das ocorrências.
O próximo passo é a construção dos seis pedágios, que devem entrar em operação até fevereiro de 2024, incluindo os já em operação que serão realocados. As obras estão previstas para junho. O primeiro ano de contrato também prevê obras de conservação e recuperação emergencial, que já estão em andamento. Neste mês, por exemplo, deve ter início o recapeamento provisório de todo o trecho concedido.