A eficácia da Empresa de Transporte Coletivo Viamão será testada, em breve, pelos porto-alegrenses. A empresa, de 70 anos de idade, foi a vencedora do leilão de compra da Carris, ocorrido nesta segunda-feira (02).
Se os cálculos da prefeitura de Porto Alegre estiverem corretos, a administração privada nas 20 linhas da companhia pública de ônibus vai apresentar redução no preço da passagem cobrado na Capital. O prefeito Sebastião Melo chega a dizer que o "custo Carris" é 20% maior dos que os das empresas privadas.
Um dos motivos para a venda, justificados pela administração municipal, era que a Carris tinha uma custo muito elevado, o que puxava para cima o cálculo da tarifa. Com uma gestão mais enxuta, a expectativa é de que o valor da passagem possa diminuir.
A empresa da Grande Porto Alegre completou 70 anos de vida. O grupo tem 350 ônibus e atua em mais de 400 linhas do serviço metropolitano, entre executivo, seletivo e convencional, além do transporte municipal. Ao ser confirmada como vencedora, a Transporte Viamão já informou que pretende manter o nome da Carris nos seus veículos.
Disputa
A empresa paulista Viação Mimo também chegou a apresentar proposta durante o leilão da Carris. Porém, como não apresentou garantias financeiras, ela foi considerada desclassificada.
A expectativa da prefeitura é que o contrato seja assinado em 60 dias. Dessa forma, a empresa Viamão já poderá ofertar o serviço na cidade a partir do primeiro trimestre do ano que vem.
O contrato de concessão das linhas terá duração de 20 anos. Um dos primeiros compromissos será climatizar todos os veículos. Até o fim do primeiro ano de contrato, 60 ônibus precisarão ser adquiridos.