Em entrevista ao programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, comentou sobre a compra em leilão da Companhia Carris Porto-Alegrense, empresa de transporte coletivo público da Capital. De acordo com Melo, passado o prazo de 15 dias para o julgamento da ação, a Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda, vencedora do leilão, tem 60 dias para iniciar a operação da frota.
— Assinando o contrato, vamos operar com as regras estabelecidas: renovando frota e qualificando o serviço. A prefeitura continuará a ter o papel fiscalizador — afirmou.
A Viamão apresentou a documentação necessária e uma proposta de R$ 109.951.560,00. O valor mínimo estabelecido pela prefeitura para a venda era de R$ 109 milhões. Na visão do prefeito, a compra da Carris fará com que o serviço de transporte coletivo ganhe em qualidade. Melo destacou ainda que a medida não impactará no preço da passagem.
— O preço da passagem segue sendo regulado pela prefeitura de Porto Alegre. Não há nada que vá piorar, só tende a melhorar. O contrato vai renovar a frota — completou.
Um dos primeiros compromissos da empresa vencedora será climatizar todos os veículos. Até o fim do primeiro ano de contrato, 60 ônibus, todos com ar-condicionado, precisarão ser adquiridos.
— Todo esse processo tem uma finalidade: buscar a melhoria do transporte coletivo, que é um direito do cidadão. Precisamos tomar decisões difíceis, mas tudo foi feito para melhorar o serviço — pontuou Melo.