Os clientes do Mercado Público de Porto Alegre ganharão novas opções de alimentação, bebidas, açougue, agropecuária, entre outros, a partir de maio. A prefeitura publicou decreto que permite que nove novos permissionários possam ocupar lojas que estavam desocupadas. Eles foram vencedores das disputas que foram realizadas em dezembro.
A Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) estima que os contratos com os empresários poderão ser assinados na próxima semana. Dessa forma, os novos mercadeiros poderão já trabalhar na montagem dos seus espaços imediatamente.
As lojas têm tamanhos entre 27 e 100 metros quadrados, algumas com mezanino. Quatro delas estão localizadas no primeiro andar e seis no segundo piso.
A prefeitura havia selecionado uma décima loja. Porém, os empresários desistiram de assumir a banca. Trata-se do Bar Café Nova Vida. Procurados pela coluna, os proprietários confirmaram a desistência e reclamaram das várias cobranças que a prefeitura exige dos mercadeiros pela utilização do espaço.
Com os nove novos permissionários, o Mercado Público de Porto Alegre passará a ter 104 bancas e lojas ativas. O prédio completou 153 anos em 2022.
O imóvel requer de investimentos para corrigir os problemas. Recentemente, a coluna apontou 15 dificuldades enfrentadas tanto por lojistas e frequentadores como goteiras, cheiro ruim e improviso na refrigeração dos produtos.
Novas bancas:
- Açougue e Fiambreria San Remo;
- Comercial Martini-Alimentos e Embalagens;
- Sunset Poa – Bar, Café e Petiscaria;
- Zimmer Zoo Produtos e Animais;
- Comercial Martini-Alimentos e Embalagens;
- Santa Ana Cafeteria;
- JC Comércio de Alimentos;
- Baden Torrefação de Cafés Especiais;
- DTBF Comércio de Alimentos - restaurante e produtos de padaria.