Às vésperas de serem desligadas por causa do contrato que chegou ao fim, as lombadas eletrônicas instaladas nas rodovias estaduais vão permanecer em funcionamento. Assinados em 2018, os três contratos com a empresa responsável findaram entre 17 e 23 de abril.
Para evitar que estes importantes equipamentos de segurança deixassem de registrar o excesso de velocidade, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) anunciou um acordo com a empresa Eliseu Kopp. Estes controladores de velocidade estão em funcionamento na Região Metropolitana, no Litoral Norte, no Noroeste, na Região Carbonífera, na Região Central, na Serra, no Vale do Caí, no Vale do Rio Pardo e no Vale do Sinos.
"Os equipamentos devem permanecer ligados, obedecendo a ordem e o cronograma de substituição pelos equipamentos novos. Essa troca dos dispositivos ocorrerá assim que houver a homologação do certame e consequente assinatura do contrato", informou a autarquia por nota.
Isso significa que a empresa seguirá mantendo os equipamentos, de forma gratuita, até que os novos controladores de velocidade sejam instalados. Facilitou esse acordo o fato da mesma empresa ter vencido a nova licitação realizada.
O novo contrato tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais quatro anos. Por mês, o Daer irá pagar R$ 3,05 milhões pelo funcionamento de 46 equipamentos.
No ano passado, estes equipamentos ficaram desligados entre 9 e 29 de dezembro. Eles tinham sido paralisados para que fosse possível adequá-los a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
No final de 2021, estas lombadas eletrônicas também ficaram um tempo desligadas. Foi necessário acrescentar aos contratos já firmados a resolução do Contran, que exigia dispositivos leitores de placas.
Relação de rodovias:
- RS-030, no Litoral Norte;
- RS-115, na Serra Gaúcha;
- RS-118, na Região Metropolitana;
- RS-124, no Vale do Caí;
- RS-149, na Região Central;
- RS-155, no Noroeste;
- RS-235, na Serra;
- RS-240, no Vale do Sinos;
- RS-287, no Vale do Rio Pardo;
- RS-389, no Litoral Norte;
- RS-401, Região Carbonífera;
- RS-452, Vale do Caí;
- RS-453, na Serra;
- RS-486, no Litoral Norte;
- RS-509, na Região Central;
- RS-873, Vale do Sinos.