As obras de duplicação de um novo trecho da BR-386 vão completar duas semanas paradas na quarta-feira (26). Os trabalhos ocorriam em um trecho de 20 quilômetros, entre Marques de Souza e Lajeado, no Vale do Taquari.
A obra é de responsabilidade da CCR ViaSul, que contratou a construtora Eurovias para realizar o serviço. Também foram afetadas as intervenções realizadas entre Lajeado e Estrela. Nesta região estava ocorrendo o alargamento das pistas existentes.
Desde então, a construtora Eurovias já informou mais de cem trabalhadores que não conta mais com seus serviços. Alguns receberam o aviso-prévio e outros já foram dispensados diretamente.
Procurada, a Eurovias não retornou às mensagens. Já a CCR ViaSul informa que segue buscando o retorno da obra o mais rápido possível.
Se após os dez dias posteriores ao fim da dispensa não ocorrer o pagamento das rescisões, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do Rio Grande do Sul (Siticepot) informa que ingressará com ação pedindo o bloqueio de valores das duas empresas.
De acordo com a CCR ViaSul, o motivo da suspensão das obras é a discussão do contrato com a Eurovias, empresa contratada para executar as obras. O que a coluna apurou é que há um desencontro entre o que a CCR aguarda que a construtora entregue em serviços executados e o que a Eurovias espera receber pelo trabalho. Esse desentendimento já dura há algumas semanas.
Primeira entrega
A duplicação dos 20 quilômetros entre Marques de Souza e Lajeado ficaria pronta em julho. Porém, esse prazo não poderá mais ser cumprido. Ainda não há informação, porém, sobre quanto tempo mais será necessário para concluir o serviço.
Do total, 14,5 quilômetros estão prontos e vistoriados pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Porém, por questão de segurança, eles ainda não foram liberados para uso. Dos 5,5 quilômetros restantes, a terraplenagem já foi concluída.
Lajeado - Estrela
Desde agosto de 2022, a CCR ViaSul trabalha no alargamento de 13 quilômetros da BR-386, entre Lajeado e Estrela. Desse total, 6,5 quilômetros estão prontos mas ainda não foram liberados, também por questão de segurança.
Novas obras
A CCR ViaSul promete iniciar um novo trecho da duplicação - 25,6 quilômetros -, entre Fontoura Xavier e Soledade, a partir de julho. Contratualmente, está programada para ser executada entre 2023 e 2024. A construtora que executará os serviços está sendo contratada. Aliás, a CCR ViaSul informa que esta mesma empresa ficará responsável pela duplicação do trecho entre Soledade e Tio Hugo - 30,5 quilômetros - e entre Marques de Souza e Fontoura Xavier - 54,9 quilômetros.