Nas próximas semanas, as lombadas eletrônicas instaladas em 16 rodovias estaduais do Rio Grande do Sul serão desligadas. Assinados em 2018, os três contratos com as empresas responsáveis estão chegando ao fim em 17 e 23 de abril.
Estes controladores de velocidade estão em funcionamento na Região Metropolitana, no Litoral Norte, no Noroeste, na Região Carbonífera, na Região Central, na Serra, no Vale do Caí, no Vale do Rio Pardo e no Vale do Sinos. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) corre contra o tempo para poder religar as lombadas eletrônicas o mais rápido possível.
Três contratações foram lançadas. A escolha das empresas ocorrerá na terça (28) e quarta-feira (29).
Depois de instalados e aferidos, os controladores de velocidade irão monitorar 83 faixas de tráfego. Parte dos equipamentos também contará com câmeras de monitoramento e dispositivos leitores de placas. O Daer pretende investir até R$ 5,16 milhões por 12 meses, podendo haver prorrogação do vínculo por mais quatro anos.
No ano passado, estes equipamentos ficaram desligados entre 9 e 29 de dezembro. Eles tinham sido paralisados para que fosse possível adequá-los a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
No final de 2021, estas lombadas eletrônicas também ficaram um tempo desligadas. Foi necessário acrescentar aos contratos já firmados a resolução do Contran, que exigia dispositivos leitores de placas.
Relação de rodovias:
- - RS-030, no Litoral Norte;
- - RS-115, na Serra Gaúcha;
- - RS-118, na Região Metropolitana;
- - RS-124, no Vale do Caí;
- - RS-149, na Região Central;
- - RS-155, no Noroeste;
- - RS-235, na Serra;
- - RS-240, no Vale do Sinos;
- - RS-287, no Vale do Rio Pardo;
- - RS-389, no Litoral Norte;
- - RS-401, Região Carbonífera;
- - RS-452, Vale do Caí;
- - RS-453, na Serra;
- - RS-486, no Litoral Norte;
- - RS-509, na Região Central;
- - RS-873, Vale do Sinos.