Quase cinco meses depois do acidente com um trem da Trensurb, em Porto Alegre, a empresa apresentou os apontamentos de um relatório técnico. Na ocasião, o veículo não parou no final da linha.
Adquirido na compra de 15 trens, em 2012, o veículo deixou os passageiros na estação Mercado. Após, foi para o ponto onde é feita a troca de trilhos, para que as viagens possam seguir em direção ao Vale do Sinos.
Neste local, o trem chegou a bater numa estrutura de aço. O veículo precisou ser retirado de guincho.
De acordo com o relatório, os técnicos da Trensurb constataram que não houve falha mecânica. Questionada sobre erro humano do operador do trem, a empresa se limitou a dizer que ainda aguarda prazos recursais e legais antes de se manifestar sobre o assunto.
Quanto ao reparo do trem, a Trensurb está fazendo levantamento de preços para viabilizar a contratação do serviço. Cerca de 30 metros de trilhos precisaram ser trocados por causa do acidente.
Os novos trens
A nova frota de 15 trens foi comprada com investimento de R$ 244,67 milhões. A carroceria foi montada na fábrica da Alstom, em São Paulo. A parte dos rolamentos foi construída na Espanha, pela CAF.
Os veículos começaram a operar a partir de setembro de 2014, mas já em abril de 2015 passaram a apresentar problemas, com o descarrilamento de um deles enquanto fazia uma viagem sem passageiros. Um ano depois, em abril de 2016, foi identificada infiltração de água nos rolamentos, o que influencia a segurança dos veículos.
Toda a frota foi retirada de circulação. Em dezembro de 2018, o consórcio concluiu o reparo nos 15 novos trens. Somente em março de 2021, todos os veículos passaram a funcionar simultaneamente.