O ministro dos Transportes apresentou hoje o plano de cem dias do governo para a área de infraestrutura no Brasil. Renan Filho anunciou que serão investidos R$ 1,7 bilhão neste período em obras paradas ou que dependiam de recursos para poderem ser iniciadas.
Segundo ele, até abril, 861 quilômetros de pista nova serão liberados para uso, além de 72 pontes e viadutos. Não foram detalhadas todas as obras. Mas aqui no Rio Grande do Sul 15 quilômetros serão entregues na BR-116 em Camaquã. Além disso, obras em 670 quilômetros serão retomadas.
- Esperamos retomar todas as obras paralisadas. Teremos condições de investir R$ 1,7 bilhão com restos a pagar do ano passado, o que já superior a anos anteriores. Mas teremos que buscar mais recursos ao longo do ano - destacou o ministro.
Ao todo, o Rio Grande do Sul será contemplado com cinco obras. Além da duplicação da BR-116, o projeto de ampliação da BR-448 até Portão receberá autorização para ser iniciado. A travessia urbana de Santa Maria também receberá investimentos.
Renan Filho destacou também que o governo pretende acelerar as concessões de rodovias federais. O Rio Grande do Sul tem um destes projetos, que pretende repassar a duplicação da BR-290 e da BR-116, além do término da nova ponte do Guaíba, para a iniciativa privada.
Além disso, partes da BR-158 e da BR-392 também deixariam de ser responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O edital está passando por consulta pública.
- Se nós tivermos mais recursos privados e públicos, vamos ver a nossa infraestrutura melhorar. Vamos fazer articulação com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) e vamos fazer roadshows para ouvir e dizer qual é a nossa ideia - destaca o ministro.
Plano de cem dias
O Ministério dos Transportes definiu uma lista de obras prioritárias para o início da nova gestão. O objetivo do ministro é investir em construções que estavam sem recursos. No Plano de cem dias estão obras que serão finalizadas, reiniciadas ou que estavam prontas para serem iniciadas.