Depois de duas tentativas, uma área de 2,7 mil m² próximo da orla do Guaíba, em Porto Alegre, foi vendida pelo governo federal. O terreno está localizado na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, no bairro Praia de Belas, e faz esquina com Rua a Márcio Luiz Veras Vidor.
O leilão ocorreu na segunda-feira (31). Apenas uma empresa participou da disputa.
A construtora Cyrela foi a vencedora. O terreno estava sendo ofertado a R$ 12,91 milhões. Ela ofereceu um valor R$ 500 mil superior.
A área era de propriedade da União. No processo de venda, o terreno foi descrito como um ponto localizado às margens do Guaíba, que se diferencia por seu "planejamento, com amplos espaços verdes, entre eles os Parques Marinha do Brasil e Maurício Sirotsky Sobrinho, onde se localizam o Anfiteatro Pôr do Sol (desativado para reformas), a Estância da Harmonia, e com diversas áreas destinadas a prédios públicos e comerciais".
A revitalização da orla também foi citada, como resultado de uma ação em andamento, iniciado pela prefeitura no ano de 2011, com projeto do arquiteto Jaime Lerner, "e se tornou um dos principais cartões postais da cidade, atraindo milhares de pessoas para as mais diversas atividades". O laudo de avaliação do imóvel, realizado em maio, também cita que a região é formada por prédios mais antigos e com altura máxima de quatro pavimentos.
A ressalva feita é que o terreno tem estacas, blocos de fundações, reservatórios e poço dos elevadores, que foram executados em 2015. O local abrigaria um prédio de 15 pavimentos, mas a obra foi abortada. O empreendimento seria destinado a atividades administrativas da União.
Como atrativo, a região ainda receberá a revitalização do trecho dois da Orla. A intenção é que o local entre o anfiteatro Pôr do Sol e a rótula das Cuias receba uma marina pública.