As rodovias pedagiadas do Rio Grande do Sul ainda precisarão esperar um pouco para contar com a tecnologia que irá eliminar as praças de cobrança tradicionais. Chamado de Free Flow, o sistema ainda depende de regulamentação por parte do governo.
Totens serão instalados nas rodovias com pedágio. Eles captarão as placas dos veículos. O proprietário receberá mensagem e terá um prazo para fazer o pagamento da tarifa.
A lei foi sancionada em junho de 2021. As concessionárias de rodovias esperam agora pela regulamentação do governo federal.
Falta definir, por exemplo, qual o período que os clientes terão para pagar o pedágio. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) precisam também confirmar como as empresas teriam informação dos dados dos proprietários de veículos.
- Tecnologia não é problema. Já temos tecnologia para identificar veículos de maneira adequada. O que ainda falta é a regulamentação, que está sendo estudada - destaca o superintendente de arrecadação do Grupo CCR, Cléber Chinelato.
Caso não faça o pagamento no tempo devido, o usuário será multado. Caberá às concessionárias, portanto, intensificarem a comunicação nas rodovias informando que o veículo estará ingressando em área com o Free Flow.
No Brasil, duas rodovias são as que estão servindo de modelo para as demais: em São Paulo a BR-116, no trecho conhecido como Presidente Dutra; e a BR-101, entre o Rio de Janeiro e a cidade paulista de Santos. O grupo CCR pretende iniciar esse tipo de cobrança em março de 2023.
No Rio Grande do Sul, as estradas administradas pela CCR ViaSul são as que primeiro deverão receber a tecnologia: BR-101, freeway e BR-386. Já há essa previsão contratual. E a concessionária informa que, ao longo de 2023, irá apresentar para a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) a proposta para instalar o sistema.
Vantagens
O Free Flow pode ter tarifa proporcional, ou seja, o usuário paga somente pelo trecho percorrido. Além disso, o sistema traz mais fluidez, pois não há necessidade de desaceleração, parada para cobrança e nova aceleração, procedimento tradicional em praças de pedágio.
Pagamento por aproximação
Enquanto isso, a CCR ViaSul busca outras formas de melhorar o atendimento. Uma delas é permitir que usuários possam fazer o pagamento em cabines sem funcionários. Um teste foi realizado na freeway, na praça de pedágio de Gravataí.
Câmeras detectam quantos eixos têm o veículo. O computador informa ao cliente o valor a ser pago. O motorista usa o cartão de crédito ou débito que tenha a tecnologia por aproximação. Após a confirmação da quitação, a cancela é levantada.
Pesquisa recente realizada pelo Grupo CCR identificou que os gaúchos estão aderindo mais aos meios de pagamento eletrônico. O uso de cartões e de tag foi o que mais cresceu em comparação com outras praças administradas pela empresa no Brasil.
Outras concessões no RS
A Ecosul, que administra rodovias no sul do Estado, informa que não tem previsão de instalar estes equipamentos.
O consórcio Integrasul, que venceu o leilão de concessão de cinco rodovias da Serra e do Vale do Caí, destaca que ainda falta uma série de alinhamentos a serem feitos.
- Talvez possa haver um híbrido entre praça e porticos de free flow de modo a descontar na praça o que já foi cobrado antes, mas é muito cedo (estimar prazo) - destaca o diretor Ricardo Peres.
A empresa espera a assinatura do contrato com o governo do Estado. Já o Grupo Sacyr, que cuida da RS-287, ainda não informou sua estratégia.