Desde a semana passada, o Rio Grande do Sul vem recebendo um treinamento de guerra no céu do Rio Grande do Sul. Até 25 de novembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza o chamado Exercício Conjunto Escudo-Tínia.
Na quinta-feira (10), a imprensa pôde registrar as ações. Os jornalistas acompanharam formações aéreas a bordo de um C-105 Amazonas.
A rampa localizada na parte traseira foi baixada para os profissionais registrarem fotos das simulações. E o repórter fotográfico Lauro Alves aproveitou para fazer um registo pouco habitual de duas das principais atrações de Porto Alegre: os estádios da dupla Grenal.
No bairro Farrapos, a Arena do Grêmio se destaca. A Rodovia do Parque separa a parte urbana da ambiental. O Parque Estadual Delta do Jacuí, com parte dos seus 17.245 hectares, se impõe. Pouco mais de dez quilômetro ao sul da Capital, o Guaíba recepciona o estádio Beira-Rio e o Gigantinho. O Parque Marinha é a parte verde que se destaca.
Essa proximidade que Porto Alegre tem com rios e lago chama a atenção. Não à toa, a capital está voltando a valorizar às suas origens, dando o real destaque para este ambiente. A revitalização da Orla tem muito a ver com isso. A cidade deixou de dar às costas para o Guaíba. E a presença dos estádios da dupla neste manancial só reforça essa relação.