Construído nos anos 1950 com fins residenciais, o Edifício Protetora, localizado na Praça Rui Barbosa, está à venda. O governo federal está em busca de um novo proprietário.
Em 1968, após desapropriação, o imóvel do Centro Histórico passou por reformas. Abrigou as instalações da Justiça Federal até 1997. Depois disso, o endereço foi ocupado pelo Ministério Público Federal até 2018.
O terreno tem 2 mil m² e área construída de 9,8 mil m². O Ministério da Economia está pedindo R$ 17,32 milhões. O imóvel estará disponível para compra a partir de 6 de dezembro.
O laudo de avaliação, realizado em junho de 2022, descreve a situação do prédio como em péssimo estádio de conservação. Porém, destaca que a idade real dele é de 70 anos, "tendo superado a vida útil para a tipologia e estrutura", mas que a idade aparente estimou-se em 30 anos.
"O imóvel encontra-se, atualmente, em péssimo estado de conservação, especialmente em função da intensa ação de depredação a qual sofreu em 2020 quando da guarda pelo Estado do RS", diz o documento.
O valor será mantido até abril de 2023. A partir desta data, se nenhum interessado aparecer, uma nova avaliação deverá ser feita.
Em fevereiro, o governo já havia realizado um feirão virtual com o objetivo de vender este prédio. Na mesma relação constavam também outros 112 imóveis