Se a previsão do tempo colaborar, o reparo no km 526 da BR-116 será finalizado até sexta-feira (6). Uma estrutura de concreto desmoronou na semana passada, após a chuva forte que atingiu o sul do Estado.
O trecho em questão faz parte do Contorno de Pelotas - duplicação de 23,69 quilômetros da BR-116 e da BR-392. A obra foi inaugurada em 8 de abril pelo presidente Jair Bolsonaro.
O reparo está sendo feito às custas das empresas SBS, MAC e construtora Pelotense, que são as responsáveis pela construção. As causas também estão sendo apuradas.
Por enquanto, ainda não é possível saber o que causou o desmoronamento. Enquanto o serviço não for finalizado, haverá bloqueios parciais e momentâneos no local.
A duplicação foi iniciada em 2012, junto com a construção de três pontes e 11 viadutos. Os trabalhos deveriam durar três anos, mas demoraram nove anos e meio, sem contar o tempo da realização de projetos.
As primeiras liberações de pista duplicada do Contorno de Pelotas começaram a ocorrer em 2015. Até setembro de 2017, aproximadamente 16 quilômetros já tinham pista dupla. A obra começou custando R$ 430,65 milhões, mas foi encerrada após investimento superior a R$ 600 milhões.