Aos poucos, a prefeitura de Porto Alegre está conseguindo dar fim as tão prometidas obras da Copa de 2014. Mais um passo neste sentido será dado na próxima semana.
Na terça-feira (28), será concluída a 13ª construção voltada para este fim: a duplicação da Rua Voluntários da Pátria. No momento, estão sendo realizados os arremates e acabamentos finais nas calçadas. A obra em questão estava praticamente pronta, porém, passou cinco anos parada.
A duplicação de um trecho de 785 metros da Rua Voluntários da Pátria, no centro da Capital, iniciou-se em agosto de 2012 e deveria ter sido realizada em um ano. No entanto, a construção parou em outubro de 2016, por falta de dinheiro e problemas contratuais.
- A retomada, e consequente conclusão dos trabalhos, só foi possível graças ao diálogo e a quitação dos valores devidos. Neles, foram investidos R$ 600 mil do total da obra, que é de R$ 12,3 milhões - destaca o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
A obra na maior parte do traçado, entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos, já estava pronta. Mas faltava realizar a pavimentação de calçada da Rua da Conceição até a frente da Secretaria de Segurança.
Essa é a segunda obra da Copa que a atual gestão entrega, em menos de um ano. A primeira - a troca do pavimento do corredor de ônibus da Avenida João Pessoa - foi liberada em agosto.
E, nas próximas semanas, já está prevista a terceira. Está ficando pronta a nova pavimentação da Rua José Pedro Boéssio. O serviço em si está pronto, mas faltava concluir a pintura das faixas e reposicionar os postes de luz. A liberação irá ocorrer em 15 de janeiro.
- É mais um importante passo que damos para alcançarmos nosso objetivo: vamos virar de uma vez por todas a página das Obras da Copa em Porto Alegre -, garante o secretário.
Levantamento das obras da Copa em Porto Alegre
Obras concluídas no governo Fortunati:
- Viaduto da Avenida Bento Gonçalves;
- Viaduto da Avenida Júlio de Castilhos;
- Viaduto Abdias do Nascimento;
- Duplicação da Avenida Beira-Rio;
- Corredor de ônibus Padre Cacique
- Corredor de ônibus da Bento Gonçalves.
Concluídas no governo Marchezan:
- Trincheira da Ceará;
- Trincheira da Anita Garibaldi;
- Corredor de ônibus da Avenida Protásio Alves;
- Nova pavimentação da Avenida Ernesto Neugebauer*;
- Trincheira da Cristóvão Colombo.
Concluídas no governo Melo:
- Corredor de ônibus da Avenida João Pessoa;
- Duplicação da Rua Voluntários da Pátria - dia 28/12.
Obras em andando:
- Nova pavimentação da Rua José Pedro Boéssio - fica pronta em 15/01*;
- Ampliação da Avenida Severo Dullius - fica pronta em outubro de 2022;
- Duplicação da Avenida Tronco - fica pronta em dezembro de 2022.
Obras perdidas:
- Viaduto e passagem de nível da Plínio Brasil Milano;
- Duplicação do trecho 2 da Rua Voluntários da Pátria;
- Implantação de ônibus BRTs**.
* Não é obra da Copa, mas tem recursos das obras da Copa
** Verba foi redirecionada para a Ernesto Neugebauer e José Pedro Boéssio