Uma obra da Copa de 2014, que passou mais tempo parada do que em execução, será retomada até a primeira quinzena de setembro. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) publicou um termo aditivo que irá permitir a continuação da duplicação de um trecho de 785 metros da Rua Voluntários da Pátria, no centro da Capital.
Os trabalhos começaram em agosto de 2012 e deveriam ter sido realizados em um ano. No entanto, a construção parou em outubro de 2016, por falta de dinheiro.
A duplicação da maior parte do trecho, entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos, já foi realizada: 95% de execução. As dificuldades nas negociações com o governo gaúcho, porém, impediram que a pista fosse ampliada junto às áreas da Secretaria Estadual da Segurança. Dessa forma, essa exigência saiu do contrato original.
Mas ainda falta realizar a pavimentação de calçada da Rua da Conceição até a frente da Secretaria de Segurança. A expectativa é que os serviços sejam concluídos até o fim do ano.
Para que a obra pudesse voltar a ocorrer, as construtoras CC e Procon precisavam receber R$ 665 mil. Os mais antigos valores eram devidos desde 2015. Desse total, a Smoi informa que já quitou R$ 505 mil até o fim de julho. O restante é prometido para este mês.
A ciclovia, que estava prevista no projeto original, será realizada quando for executada a duplicação do restante da Rua Voluntários da Pátria, até a Avenida Sertório. Porém, para que essas obras possam ocorrer, a prefeitura ainda precisa recuperar recursos.
A verba estava destinada, desde 2012, até abril do ano passado. Mas a Caixa Econômica Federal foi informada da desistência da prefeitura. O motivo foi o complicado processo de desapropriação de terrenos necessários para realizar da obra de quase três quilômetros e o pouco tempo que sobrou para usar a verba.
- É uma alegria enorme poder assegurar a retomada desta importante obra da nossa Capital. Como tenho dito, é um compromisso nosso: virar de uma vez por todas a página das Obras da Copa em Porto Alegre! Da mesma forma, a Voluntários Trecho 2 está em inscrita na Caixa Econômica Federal para captação de recursos. Vamos retomar, concluir e entregar todas estas obras - garante o secretário Pablo Mendes Ribeiro.